Recursos Humanos: entenda o papel estratégico do RH

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Se há um setor que apesar de ser estratégico em uma empresa, por vezes acaba subestimado, é a área de Recursos Humanos. Será que você o conhece em detalhes? Como o próprio nome indica, os recursos humanos são todas as pessoas que integram uma organização. Portanto, o departamento de RH é o responsável pela gestão desse, que pode ser considerado o elemento mais importante da empresa: seus colaboradores.

Em linhas gerais, podemos dizer que o setor de Recursos Humanos é a divisão de uma organização encarregada de encontrar, selecionar, recrutar e treinar candidatos a emprego. Também administra programas de benefícios para funcionários. Porém, ela vai muito além.

O departamento de recursos humanos desempenha um papel fundamental para ajudar as empresas a lidar com um ambiente de negócios em rápida mudança e uma maior demanda por funcionários de qualidade no século 21.

O economista norte-americano John Commons foi quem primeiro utilizou o termo recursos humanos em seu livro “A Distribuição da Riqueza”, de 1893. No entanto, somente no século 20 os departamentos de RH foram formalmente desenvolvidos e encarregados de resolver mal-entendidos entre os funcionários e seus empregadores, por exemplo.

Um departamento de RH é um componente essencial de qualquer negócio, independentemente do tamanho da organização. Cabe à área a tarefa de maximizar a produtividade dos funcionários e proteger a empresa de quaisquer problemas que possam surgir dentro da força de trabalho.

As responsabilidades de RH incluem remuneração e benefícios, recrutamento, demissão e atualização de quaisquer leis que possam afetar a empresa e seus funcionários, assim como tomar decisões de planejamento estratégico, cuidar do clima organizacional e utilizar análise de dados para uma melhor gestão de recursos humanos.

Tudo isso, para as empresas, é fundamental. O tempo do RH tradicional ficou para trás. Se antes havia um mero departamento pessoal, o mercado de trabalho mudou bastante.

O home office, por exemplo, antes impensável, virou realidade. A cultura organizacional deve se adaptar e o RH é essencial para que isso ocorra com qualidade e eficiência.

Quais as principais atividades do RH?

Uma coisa é certa, toda organização quer fazer o que é certo por seus colaboradores, mas as considerações de negócios muitas vezes atrapalham essa intenção. O departamento de recursos humanos está lá para formular políticas que encontrem um equilíbrio entre os interesses do empregador e do empregado.

Nesse sentido, segundo especialistas, há algumas atividades-chave relacionadas a pessoas que o RH deve efetivamente fazer para agregar valor a uma empresa. São eles:

  • Gerenciar as pessoas de forma eficaz
  • Vincular avaliação de desempenho e remuneração às competências
  • Desenvolver competências que melhorem o desempenho individual e organizacional
  • Aumentar a inovação, a criatividade e a flexibilidade necessárias para aumentar a competitividade
  • Aplicar novas abordagens ao desenho do processo de trabalho, planejamento de sucessão, desenvolvimento de carreira e mobilidade interorganizacional
  • Gerenciar a implementação e integração de tecnologia por meio de pessoal aprimorado, treinamento e comunicação com os funcionários
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Qual é o papel do RH?

A moderna equipe de recursos humanos foi além das responsabilidades herdadas de administração de folha de pagamento e benefícios, tratamento de indenizações e relações pós-aposentadoria, entre outros pontos que podem ser considerados apenas “burocracia”.

Em anos recentes, as funções abrangem a criação de estratégias para adquirir os funcionários certos, garantir a retenção de funcionários abordando desafios, gerenciar a separação de funcionários, lidar com questões legais e de conformidade e ficar por dentro das tendências do setor de RH.

Recrutamento

Os recursos humanos são responsáveis ​​por preencher os cargos vagos dentro de uma organização. Em geral, o processo de recrutamento inclui a criação e publicação de descrições de cargos, aceitação de inscrições, pré-seleção de candidatos, organização de entrevistas, contratação e integração.

Cada uma dessas etapas de recrutamento envolve projetar o fluxo de trabalho e executá-lo de forma a garantir que eles contratem os melhores candidatos. Muitas equipes contam com software de recrutamento para ajudar a automatizar esses processos.

Administração de remuneração e benefícios

Lidar com a remuneração e os benefícios dos funcionários é uma parte importante das responsabilidades do departamento de recursos humanos. Além da gestão da folha de pagamento, isso inclui viagens e despesas, férias remuneradas, licenças médicas, aposentadoria, saúde e outros benefícios.

Gestão de talentos

O recrutamento é um processo caro e, portanto, é importante garantir que os novos contratados permaneçam na organização o maior tempo possível. O treinamento e desenvolvimento de funcionários, seja um novo contratado ou um veterano, em consulta com os gerentes é responsabilidade do RH.

Para isso, os departamentos de RH usam o gerenciamento de talentos para projetar vários programas de motivação, fidelidade e retenção de funcionários. Desenvolvimento de carreira, orientação, planejamento de sucessão e transferências interdepartamentais são formas cruciais de garantir a retenção de funcionários.

Quais são outras responsabilidades do RH?

São muitas as atividades de um departamento de RH. Aqui estão mais algumas das responsabilidades mais comuns de um departamento de recursos humanos moderno:

  • Projetar políticas de local de trabalho: o RH é responsável não apenas por contratar pessoas, mas também por garantir que o local de trabalho seja propício ao funcionamento ideal. Eles garantem isso projetando políticas de local de trabalho em consulta com a alta administração.
  • Conformidade legal: O departamento de recursos humanos deve estar ciente das leis mais recentes que afetam os funcionários, bem como a organização.
  • Relação empregador-empregado: O departamento de recursos humanos é responsável pela gestão de pessoas de forma que a relação entre empregador e empregado seja sempre cordial. Isso se torna especialmente importante para unidades fabris onde as leis trabalhistas também entram em jogo.
  • Fatores externos: o RH também precisa acompanhar os fatores externos que não estão sob seu controle, mas que afetam definitivamente a organização e seus funcionários. Por exemplo, o uso de tecnologia, desenvolvimentos globais, redes de mídia social, a crescente popularidade de modelos de trabalho híbridos, etc.
  • Diversidade, equidade e inclusão: Quem deseja que seu negócio seja bem-sucedido, precisa adotar políticas e programas que promovam a diversidade, equidade e inclusão. Projetar políticas de recrutamento fortes é um bom ponto de partida, mas o RH deve levar isso adiante, ajudando todas as partes interessadas a desenvolver uma mentalidade voltada a esse conceito.

O que é gestão estratégica de RH?

A partir da década de 1980, houve um impulso para iniciativas estratégicas dentro dos departamentos de RH. Esse movimento foi baseado em pesquisas relacionadas ao impacto de questões ligadas a funcionários no sucesso comercial de uma empresa a longo prazo.

Coletivamente, essas estratégias são às vezes chamadas de gerenciamento estratégico de recursos humanos. A gestão de RH é uma abordagem abrangente para gerenciar funcionários e a cultura e o ambiente de uma organização. Concentra-se no recrutamento, gestão e direção geral das pessoas que trabalham em uma organização.

Em geral, um departamento de RH que adota estratégias desempenha um papel mais ativo na melhoria da força de trabalho de uma organização. Pode recomendar processos, abordagens e soluções de negócios para gerenciamento.

O Google é um exemplo famoso de organização que adotou uma abordagem mais ativa nas relações com os funcionários por meio de seu departamento de RH. A empresa oferece muitas vantagens aos funcionários.

A sede da empresa tem uma ampla gama de instalações para os funcionários, incluindo centros de bem-estar e até pistas de hóquei sobre patins. Para o Google, funcionários felizes são equivalentes a funcionários produtivos.

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Como ter um RH mais estratégico?

Desde meados do século 20, algumas empresas terceirizam algumas das funções administrativas e transacionais de RH mais tradicionais em um esforço para liberar o departamento para recomendar e implementar programas mais significativos e de valor agregado que impactem os negócios de maneira positiva.

As funções que podem ser terceirizadas nesse processo incluem administração de folha de pagamento, benefícios de funcionários, recrutamento, verificação de antecedentes, entrevistas de desligamento, gerenciamento de riscos, resolução de disputas, inspeção de segurança e políticas de escritório.

O uso de ferramentas modernas, como software de recrutamento, pode ajudar a melhorar a eficiência dos departamentos de RH. Por sua vez, isso pode dar a eles mais liberdade para se concentrar em agregar valor cada vez maior.

Como o RH deve se adaptar para o futuro?

Com base em pesquisas e estudos diversos, alguns especialistas definem quatro competências essenciais que os profissionais de RH precisam para ter um bom desempenho em seu papel no futuro próximo. São elas:

  • Orientado a dados. É a capacidade de ler, aplicar, criar e transformar dados em informações valiosas para influenciar os processos de tomada de decisão.
  • Perspicácia de negócios. É a capacidade de traduzir o propósito, a missão, as metas e o contexto de negócios da organização em estratégia, posicionando as políticas e atividades de RH para melhor atender aos interesses da organização.
  • Integração digital. É a capacidade de alavancar a tecnologia para aumentar a eficiência e impulsionar o RH e o valor do negócio.
  • Ser um defensor das pessoas. É a capacidade de construir uma cultura interna forte, comunicar-se habilmente, obter o melhor das pessoas e agir como um defensor confiável dos funcionários.

Essas habilidades são complementadas por competências funcionais específicas da função como, por exemplo, conhecimento em people analytics ou sobre aprendizado e desenvolvimento. Mas como será o futuro da gestão do capital humano?

É certo que o RH se tornará mais importante do que nunca em análise de negócios, inteligência artificial e estratégia, orientação aos funcionários ao longo de suas carreiras. Os executivos de RH do futuro precisarão pensar de forma mais ampla, além de serem conhecedores de tecnologia e ágeis o suficiente para lidar com uma força de trabalho cada vez mais inquieta e dinâmica.

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