Pesquisa de clima organizacional: Como ela pode melhorar a empresa?

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Como a empresa se beneficia de uma pesquisa de clima organizacional?  Para entender isso, primeiro é preciso entender o que é clima organizacional. O termo se refere à percepção duradoura de um colaborador sobre a cultura da organização em que trabalha e o ambiente profissional.

Podemos pensar no clima tal qual à personalidade: cada indivíduo possui uma personalidade única, assim como cada organização possui um clima único. Tudo isso se reflete em um conjunto de pontos percebidos pelos funcionários.

Além disso, tais características impactam no comportamento dos colaboradores no trabalho em diversos aspectos, como estrutura organizacional, autonomia e relacionamentos. Nesse contexto, as pesquisas de clima organizacional são levantamentos das percepções e perspectivas dos colaboradores sobre a organização.

No cotidiano de uma empresa é fundamental que a liderança entenda melhor  o nível de satisfação dos colaboradores.      Ao realizar uma pesquisa de clima, os gestores terão mais subsídios para aprimorar a tomada de decisões e a gestão de pessoas, por exemplo.

Entre os benefícios da pesquisa de clima organizacional está a criação de um ambiente que envolva os colaboradores verdadeiramente. Assegurar um bom clima organizacional é sempre um dos objetivos de pesquisas dessa natureza.

As pesquisas  abordam atitudes e preocupações que apoiam a organização no trabalho com os funcionários para elaborar e implantar mudanças positivas. Consideradas um componente essencial na área de treinamento e desenvolvimento, as pesquisas de clima também fornecem uma imagem das necessidades da organização.

Esses levantamentos podem ser usados para solicitar a opinião dos funcionários sobre uma variedade de questões, como o sucesso da empresa em comunicar sua missão às equipes ou questões mais locais, como a qualidade do ambiente de trabalho.

Em geral, as pesquisas contêm uma série de itens de múltipla escolha agrupados ao longo de uma ou mais dimensões da organização. Os tipos de itens incluídos nessas pesquisas podem dizer respeito às áreas mais variadas como criatividade, inovação, satisfação, gerência sênior, relações interpessoais, benefícios, comunicação, trabalho em equipe, liderança, entre outros.

Os resultados desse  tipo de processo de feedback fornecem uma compreensão de como o colaborador avalia a organização em diferentes dimensões. Esse processo ajuda o departamento de Recursos Humanos a entender como os funcionários percebem e avaliam o próprio conceito de clima organizacional.

Quando uma empresa precisa de uma pesquisa de clima organizacional?  

Estudos indicam que as avaliações de clima organizacional  aumentam a produtividade,      algo que pode ser necessário para organizações com orçamento limitado, durante períodos de produtividade reduzida ou, em geral, sempre que a administração acredita que a produção organizacional pode e deve ser melhorada.

Além disso, se houver um motivo específico para a baixa produtividade, como alta rotatividade de pessoal ou má comunicação, uma pesquisa de clima do funcionário pode ajudar a identificar possíveis soluções para esses problemas. As pesquisas de clima dos funcionários são ferramentas valiosas quando há uma mudança em curso.

Tal mudança pode ser uma reorganização ou realocação da empresa, introdução de um novo produto ou serviço, mudança nas políticas ou um período de rápido crescimento. Nessas situações, as organizações devem aprender a trabalhar e se comunicar com os funcionários para garantir que os resultados dessas mudanças sejam positivos.

As pesquisas de clima dão voz aos funcionários para ajudar a tornar essas transições o mais suave possível.  Além disso, as pesquisas de clima podem estabelecer referências para pesquisas futuras, o que permitirá uma análise mais aprofundada e de séries temporais. Os usos para pesquisas de opinião de funcionários incluem:

  • Foco em programas de desenvolvimento de funcionários
  • Melhorar as relações de gestão/funcionários
  • Avaliação das necessidades de treinamento
  • Avaliação do treinamento
  • Avaliação do clima organizacional
  • Pesquisa de satisfação do cliente

Esse processo também pode ser um motivador de desempenho, pois mostra ao funcionário que suas opiniões e pontos de vista são considerados importantes. Além disso, um clima organizacional positivo aumenta o comprometimento organizacional, o vínculo que os  funcionários têm com sua organização.  

O clima organizacional não é construído de um dia para o outro. Em vez disso, é criado e ajustado ao longo do tempo por meio de inúmeras interações e experiências. Alguns exemplos de como isso desenvolvido:

  • Se um colaborador demonstra confiança para exercer sua função sem ser microgerenciado.
  • A forma como colegas e os gerentes tratam os funcionários.
  • Se os colaboradores sentem o próprio crescimento e desenvolvimento na organização.
  • Como os funcionários são estimulados a realizar.
  • Com que eficiência os conflitos são administrados.

O clima organizacional pode ser utilizado pelas organizações para medir como os colaboradores estão se sentindo sobre as práticas, cultura e políticas. Com isso, é possível garantir que estejam alinhados com as metas de longo prazo, visão geral e estratégia.

Isso é vital para a criação de um ambiente profissional em que os colaboradores prosperem e amem. Quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais produtivos serão e mais fortes serão seus resultados. Do contrário, a empresa corre o risco de  ver seus talentos irem embora.  

Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional?  

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Agora que vimos o que é pesquisa de clima, é hora de saber como aplicá-la. Especialistas indicam algumas etapas para uma organização que queira introduzir uma pesquisa de clima com os colaboradores. Veja abaixo:

Inicie a avaliação  

A decisão de realizar uma avaliação de clima deve ser tomada com o total comprometimento da alta administração em acompanhar todas as etapas do processo, principalmente a etapa que envolve a ação sobre os resultados. Esclareça o que a  avaliação precisa alcançar e considere os custos diretos e indiretos.

Decida sobre elaborar ou comprar  

A avaliação será feita internamente ou terceirizada para um provedor de serviços independente? As principais vantagens da terceirização, entre outras, são a capacidade de comparar com outras organizações, a percepção de independência e a experiência de um provedor de serviços especializado.

A principal vantagem de uma condução interna, geralmente feita pelo RH, é a flexibilidade na administração e gerenciamento da avaliação (custo e controle).

Elabore e administre a avaliação  

Quer você esteja usando uma avaliação interna ou terceirizando sua avaliação do clima, há várias questões de projeto que precisam ser esclarecidas. Aspectos como linguagem, confiabilidade da avaliação, clareza das perguntas da pesquisa precisam ser considerados.

Em termos de administração, decida sobre a forma de avaliação, ou seja, se será aplicada em papel, digital, com grupos focais ou uma combinação de tudo isso. Uma combinação de coleta de dados é a melhor forma de avaliação. Por exemplo, uma pesquisa digital seguida por uma série de grupos focais para fortalecer a validade dos dados.

Reúna os dados e analise os resultados  

A captura de dados pode ser um exercício demorado se o formato da pesquisa não for bem pensado. Certifique-se de que o programa usado para capturar e classificar os dados seja capaz de gerar análises inteligentes após a captura. Existem duas maneiras de analisar seus resultados.

Uma delas é fazer uma análise qualitativa, procurando tendências e padrões nos dados e transformando os padrões em informações. O segundo é por meio de análise estatística, que envolve coleta, exame, resumo, manipulação e interpretação dos dados quantitativos para identificar causas subjacentes, padrões, relacionamentos e tendências.

Comunique os resultados  

Apresente os dados de forma que sejam significativos para o público. Desenvolva um plano de feedback muito específico com atividades e ações necessárias e identifique a pessoa ou equipe responsável.

Se conduzir avaliações de clima for uma iniciativa nova, você precisará garantir que as sessões de feedback sejam bem planejadas e gerenciadas. Os dados podem perder o significado se apresentados em massa para todos os níveis.

Aja de acordo com os resultados  

Comunique os resultados assim que estiverem disponíveis. O feedback é importante para mostrar que as opiniões dos funcionários são reconhecidas.

Apresentar uma avaliação e depois não dar feedback ou não agir de acordo com os resultados pode ter um impacto gravemente negativo em seus funcionários.

O cultivo da confiança mútua entre a administração e a força de trabalho é talvez o aspecto mais importante de uma avaliação do clima.

Meça o impacto  

Depois de tomar medidas para agir sobre os resultados, é vital avaliar se os planos de ação colocados em prática estão tendo algum impacto na resolução dos problemas que foram identificados em primeiro lugar.

Avaliações de qualquer tipo podem ser intimidadoras e perturbadoras para os funcionários se eles não entenderem por que elas estão sendo realizadas e o que será feito com os resultados coletados. Transparência é fundamental.

Portanto, é importante ter muito cuidado para garantir que as informações sobre a avaliação sejam comunicadas corretamente. Geralmente, as organizações precisam realizar uma  grande pesquisa de clima a cada dois anos para ser complementada com mini-pesquisas de clima quando necessário.

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Conclusão  

Uma pesquisa de clima organizacional é uma ótima  ferramenta de gestão estratégica. Trata-se de um recurso importante, pois permite a análise e monitoramento da satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização. E isso faz grande diferença.

Em uma era de competitividade crescente, a capacidade de uma organização de construir um ambiente de trabalho motivador é um enorme diferencial. Podemos considerar com um critério importante para o desempenho organizacional.

A gestão de pessoas requer um levantamento cuidadoso das diferenças funcionais que podem ser encontradas na prática. A pesquisa de clima organizacional é uma forma eficiente de mapear o ambiente interno da empresa.

A partir dela é possível criar planos de ação eficazes para melhorar o ambiente de trabalho. Entre as vantagens que uma pesquisa de clima oferece estão a integração da força de trabalho, otimização da comunicação e a identificação de satisfações e insatisfações.

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