Ansiedade no trabalho? Conheça as causas, sintomas e como lidar

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Será que você sente ansiedade no trabalho? Imagine que são 22h do domingo e você se prepara para ir dormir. Ao se deitar, porém, começa a pensar na semana que se inicia. Lembra do relatório que ficou de finalizar para entregar ao chefe, mas não conseguiu.

Com certeza, ele irá gritar com você. De novo… Pior ainda, isso irá divertir alguns dos seus colegas. Afinal, eles sempre acham uma maneira para te colocar apelidos depreciativos. Isso quando não estão falando de você pelas costas. Aquele ambiente se tornou tóxico.

Um pensamento leva a outro, você olha para o relógio e percebe que já são 2h da manhã. Como você precisa estar de pé às 6h, isso o deixa ainda mais ansioso. Será mais uma noite de insônia, como tantas as que você viveu nos últimos cinco meses. Que fase terrível!

Quem nunca ficou ansioso com algo referente ao trabalho?  Impossível, uma vez que todos dedicamos uma parte considerável da vida às atividades profissionais. Porém, existe a ansiedade considerada normal, mas há o estresse capaz de afetar a saúde e bem-estar .

Como se defender da ansiedade nociva? É certo que as organizações devem buscar maneiras de colaborar para um ambiente com menos estresse. Afinal, isso impacta nos resultados e no sucesso da empresa. Nessa missão, o RH possui uma atuação essencial.

Nesse artigo, vamos ver:

O que é a ansiedade no trabalho?  

A ansiedade no ambiente profissional diz respeito a se sentir estressado, nervoso, inquieto ou tenso em relação ao trabalho. Isso pode incluir angústia ligada ao desempenho profissional, interações com colegas ou com seu bem-estar financeiro.

Caso o indivíduo esteja estressado no trabalho, precisa entender que isso ocorre com todas as pessoas e é algo normal. Porém, se ele notar que o sentimento é avassalador, frequente e atrapalha sua vida, pode ser um transtorno de ansiedade.

Podemos considerar a ansiedade no local de trabalho como algo bastante comum. Uma pesquisa feita em 2021 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 52% dos entrevistados sofriam de ansiedade no ambiente profissional.

Embora algum estresse relacionado ao trabalho seja normal, o excesso de ansiedade pode afetar negativamente a saúde e o bem-estar do indivíduo. E, caso a pessoa não seja capaz de lidar com isso, também pode enfrentar problemas na vida pessoal e profissional.

Ter ansiedade no trabalho pode ter um grande impacto na pessoa e em sua carreira. Quem se sente ansioso pode tomar decisões com base nisso. Por exemplo, pode recusar uma promoção se ela envolver mais gerenciamento ou falar em público.

A pessoa pode se afastar do trabalho por ansiedade?  

Quando a pessoa não possui condições de trabalhar em razão da ansiedade ou depressão, ela pode solicitar o auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É preciso comprovar o  problema de saúde que impossibilita o trabalho, por meio de laudos médicos.

O trabalhador afastado tem direito a licença médica remunerada pelo empregador por até 15 dias de afastamento. Quando o afastamento supera 15 dias, o empregado terá direito ao benefício previdenciário pago pelo INSS, o auxílio-doença acidentário.

Pelas regras, após a alta pelo INSS o trabalhador não poderá ser dispensado sem justa causa por 12 meses após o fim do auxílio-doença.  Segundo dados do INSS, em 2020 e 2021, houve 303.509 afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão no Brasil.

As informações estão na plataforma Smart Lab , parceria do Ministério Público do Trabalho (MTP) com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2020, ano do início da pandemia de covid, foram contabilizados 180.437 afastamentos no país em razão de ansiedade ou depressão. Em 2021, o número foi de 123.072.

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Quais são as principais causas da ansiedade no trabalho?  

A ansiedade no trabalho pode ser causada por uma variedade de circunstâncias do ambiente profissional.  Não é nada incomum que certos eventos importantes deixem o profissional aflito ou que ele sinta momentos temporários de ansiedade.

Por exemplo, começar um novo emprego ou deixar um antigo certamente deixará qualquer um nervoso. Também é comum que as pessoas fiquem nervosas com uma grande apresentação, reunião com clientes ou trabalho direto com líderes seniores.

No entanto, os transtornos de ansiedade envolvem níveis mais extremos, muitas vezes incapacitantes e persistentes de medo, apreensão e preocupação. Passamos tanto tempo no trabalho que se as coisas não ocorrem como planejado, às vezes pode parecer opressor.

Isso pode nem sempre atingir o nível de ansiedade contínua. Mas pode ser útil conversar com alguém caso algum problema esteja fazendo com que você se sinta constantemente ansioso com o trabalho. Podemos sentir ansiedade no trabalho por vários motivos.

Tais razões podem estar diretamente relacionadas ao seu trabalho, especialmente se o profissional:

  • Estiver enfrentando conflitos interpessoais com colegas de trabalho
  • Não sentir que tem a capacidade de controlar seu trabalho
  • Enfrentar prazos muito curtos frequentemente
  • Tiver dias imprevisíveis regularmente
  • Sentir  falta de segurança no trabalho  
  • Trabalhar em um ambiente particularmente acelerado e competitivo
  • Trabalhar em tarefas diárias que são muito difíceis ou ambíguas

A ansiedade no local de trabalho também pode ocorrer devido às características ou circunstâncias individuais de alguém. Por exemplo, o indivíduo pode sentir ansiedade no trabalho se:

  • For distraído por outras preocupações, como problemas em casa
  • Não se sentir motivado para atingir seus objetivos no trabalho
  • Sentir que lhe faltam as  habilidades ou conhecimentos necessários para fazer o seu trabalho
  • Tiver um transtorno de ansiedade ou outra condição de saúde mental
  • Tiver dificuldade em compreender e gerir as suas emoções

A causa da ansiedade profissional depende de cada um. Horas de trabalho muito longas e muito estresse podem levar ao desenvolvimento de ansiedade para algumas pessoas. Um profissional também pode ficar ansioso se não tiver apoio de gestores e colegas.

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Como identificar a ansiedade no trabalho?  

Muitas vezes colegas de trabalho e gerentes podem não notar que um profissional com quem trabalham enfrenta problemas com ansiedade.  Porém, especialistas dizem que algumas pistas podem indicar que uma pessoa tem um transtorno de ansiedade.

Entre os indícios estão uma queda no desempenho do indivíduo, muitos dias de trabalho perdidos ou o profissional não parecer engajado nas tarefas. Queixas físicas sem explicação, como dor de estômago e falta de sono,  também podem ser indicadores.  

Principais sintomas da ansiedade no trabalho  

Todos sentimos estresse e ansiedade em nossas vidas, por isso é normal estar ansioso com o seu trabalho de vez em quando.  Também é comum sentir-se aflito se as pressões no trabalho são especialmente altas ou quando se inicia um novo emprego.

A pessoa com ansiedade no local de trabalho, pode ter sintomas como:

  • Sentimento persistente de preocupação, apreensão, pavor ou desesperança
  • Sentir-se preso e incapaz de encontrar uma “saída”
  • Sentir-se com medo, paranóico e tenso
  • Apresentar raiva, irritação e impaciência
  • Ter problemas para se concentrar ou lembrar das coisas
  • Ter ataques de pânico  
  • Tensão muscular
  • Fadiga
  • Ter vontade de evitar amigos ou familiares
  • Vontade de chorar
  • Sentir que precisa ser perfeito
  • Ter problemas para dormir
  • Perder o interesse pelo trabalho
  • Comer demais ou comer de menos

Esses sintomas podem resultar em uma incapacidade para a pessoa fazer seu trabalho. Afinal, o profissional não consegue se concentrar ou se sentir motivado para fazer as tarefas que lhe foram dadas. É provável que isso  repercuta na vida pessoal do indivíduo.  

Profissionalmente, com o tempo, isso pode levar à queda de desempenho, a um colapso nas relações de trabalho ou a uma licença médica, entre outros efeitos. Quem vive com ansiedade no trabalho, provavelmente tem vários aspectos de sua vida afetados.

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Como identificar ansiedade no home office?  

Retraimento social, mudanças de humor ou aumento da irritabilidade, absenteísmo, diminuição da produtividade podem indicar ansiedade.  No entanto, isso é mais difícil de detectar em  funcionários que trabalham remotamente.  

Há, no entanto, algumas coisas que empregadores e colegas devem estar atentos em relação a quem trabalha em casa.

Aparência negligenciada: durante videoconferências, observe a aparência do profissional.  Isso pode fornecer pequenas dicas de como ele está. Veja se ele parece cansado ​​ou desleixado e considere se isso pode ser um reflexo de sua saúde mental.

Comunicação inconsistente:  perceba se um funcionário passar a se comunicar de modo diferente. Por exemplo, alguém muito falante ou ativo em e-mails ou outros canais pode parecer estar demorando mais para responder e ser mais inconsistente na comunicação.

Mudanças no desempenho:  um funcionário que chega atrasado às reuniões virtuais, ou que as perde completamente pode estar enfrentando problemas. Se for esse o caso, o empregador deve procurar uma maneira compassiva de resolver o problema.

Excesso de produtividade: o desempenho excessivo também pode ser um sinal de alerta para problemas de saúde mental ou emocional. Isso é particularmente verdadeiro se eles estão fazendo mais no trabalho para evitar sentimentos de estresse, tristeza ou ansiedade.

Qual a importância de prevenir e controlar a ansiedade no trabalho?  

Estamos vendo os efeitos da ansiedade descontrolada. O estresse relacionado ao trabalho não desaparece simplesmente quando voltamos para casa. Quando ele persiste, pode afetar a saúde e bem-estar do indivíduo. Os resultados para a organização, claro, são ruins.

Um ambiente estressante pode contribuir para uma série de problemas para o indivíduo.  Dor de cabeça, dor de estômago, distúrbios do sono, temperamento explosivo e dificuldade de concentração são alguns deles. Tudo isso afeta qualquer desempenho.

O estresse crônico  pode resultar ainda em insônia , pressão alta e um sistema imunológico enfraquecido. Também pode contribuir para problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas. Não é a toa que os afastamentos médicos têm aumentado.

Para agravar o problema, quem sofre de estresse excessivo em geral lida com isso de maneiras pouco saudáveis. Comer demais, ingerir alimentos não saudáveis, fumar cigarros ou abusar de drogas e álcool são exemplos disso. Por tudo,  é essencial reduzir o estresse.  

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Hábitos que podem reduzir a ansiedade no trabalho  

Organização de agenda e prioridades  

Se você tiver projetos importantes, comece com antecedência e estabeleça mini-prazos. Isso pode ajudá-lo a se preparar para problemas que possam surgir e tentar evitá-los.  Treinar a gestão do tempo deve contribuir para o alívio de parte da ansiedade.

Procure utilizar listas de atividades e priorizá-las. Esse recurso pode assegurar que você tenha tempo suficiente para concluir cada tarefa. Além disso, seja organizado. Muito embora limpar a mesa possa não parecer uma prioridade, isso fará bem a longo prazo.

Atividades físicas regulares  

Em vez de combater o estresse com fast food ou álcool,  faça escolhas saudáveis ​​quando sentir que a tensão aumenta.  Qualquer forma de atividade física é benéfica. Exercitar-se regularmente acumula recursos que reforçam a resiliência contra emoções negativas.

Mover o corpo reduz a tensão muscular, diminuindo a sensação de ansiedade. Praticar exercícios o distrai daquilo que o preocupa. Ampliar a frequência cardíaca altera a química do cérebro, aumentando a disponibilidade de importantes neuroquímicos antiansiedade.

Ioga e meditação  

Técnicas como ioga, meditação, exercícios de respiração profunda e atenção plena podem ajudar a eliminar o estresse.  Comece dedicando alguns minutos por dia para se concentrar em uma atividade simples, como respirar, caminhar ou saborear uma refeição.

A habilidade de ser capaz de se concentrar intencionalmente em uma única atividade sem distração ficará mais forte com a prática constante. Com o passar do tempo, você descobrirá que pode aplicá-la em muitos aspectos diferentes de sua vida.

Como a empresa pode ajudar os colaboradores para evitar a ansiedade no trabalho?  

Orientar as lideranças  

Uma das principais causas de estresse no trabalho é o impacto dos gerentes e suas habilidades para gerir a equipe.  Como líder, é fundamental que ele controle suas emoções. Não deixe a negatividade, a raiva ou o estresse contaminarem seus funcionários.

O RH deve orientar os líderes a conhecer melhor sua equipe e liderar pelo exemplo para promover  hábitos de trabalho saudáveis. Também é válido revisar as cargas de trabalho, deveres e responsabilidades. Por fim, é vital que o líder reflita sobre seu estilo de gestão.

Manter um RH organizado e comunicativo  

A comunicação aberta é fundamental na liderança e o RH deve ajudar nisso. Deixar os funcionários atualizados sobre mudanças, expectativas e seu próprio desempenho os mantém no caminho desejado. Isso também reduz sentimentos de estresse e ansiedade.

O RH deve manter a equipe a par dos desenvolvimentos. A comunicação é uma via de mão dupla. Quanto mais você se comunicar com seus funcionários, maior a probabilidade de eles compartilharem preocupações e ideias, criando uma cultura mais saudável.

Proporcionar um ambiente com qualidade de trabalho

Muito estresse vem do ambiente.  Pense em todos os aspectos do espaço do escritório e no que ele faz (ou não faz) para o bem-estar da equipe. Coisas simples como a qualidade do café ou até as cores das paredes podem afetar o engajamento dos funcionários.

Quaisquer mudanças que aumentem o prazer dos colaboradores  os deixarão menos estressados . Além disso, é importante que o líder mostre à equipe que confia neles e se preocupa com o bem-estar de todos. Isso por si só ajuda a reduzir parte da tensão.

Buscar ajuda profissional  

Oferecer orientações sobre estratégias que os colaboradores possam utilizar para reduzir o estresse é uma boa alternativa.  A organização pode promover palestras ou webinars de bem-estar com profissionais especializados, por exemplo.

Além disso, atividades realizadas dentro ou fora da empresa podem contar com terapeutas, psicólogos, psiquiatras, especialistas em tratamentos terapêuticos, ou personal trainers contratados. A ideia é desenvolver uma estratégia voltada para a preservação da  saúde mental de todo o time.  

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Conclusão  

Sentir ansiedade no ambiente de trabalho pode ser um problema comum, mas, ao mesmo tempo, é perturbador. Isso pode acontecer por diversos motivos, como atividades estressantes, problemas em casa ou até mesmo um transtorno de ansiedade.

Tudo isso pode afetar o desempenho da pessoa no trabalho, dificultando o cumprimento de prazos e a concentração em suas tarefas. Além disso, a ansiedade pode causar problemas de repercussão em outras áreas de sua vida, como na saúde ou relação com familiares.

As estratégias de enfrentamento têm o poder de ajudá-lo a tratar a ansiedade no ambiente profissional. Conversar com seu gerente ou departamento de RH sobre aquilo que você está sentindo também pode ser benéfico. Você não precisa passar por isso sozinho.

Em alguns casos, buscar ajuda profissional também pode ajudá-lo a gerenciar melhor os sintomas e resolver os problemas relacionados. Um profissional de saúde poderá usar uma combinação de tratamentos como terapia ou medicamentos.

Ao construimos relacionamentos sólidos, melhoramos a comunicação e pedimos ajuda, toda a organização se beneficia. A ansiedade sempre está presente em algum grau em nossa vida. Mas não precisa interferir em fazer um bom trabalho e desfrutar da profissão.

Embora a ansiedade seja algo desagradável, ela também é uma oportunidade para crescermos na carreira. Quanto mais a enfrentarmos no ambiente profissional, em vez de fugir ou reclamar, mais significativo terá que ser o evento estressante para nos tirar do sério.

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