O que é visão sistêmica e como ela pode ser aplicada?

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Toda organização é composta por diversos departamentos que se relacionam. Com isso, por vezes, tomar decisões com foco em uma determinada área pode causar impactos que não haviam sido avaliados em outros setores. Você já presenciou algo assim?

Nascido na década de 1950, o conceito de visão sistêmica, também chamado de pensamento sistêmico, se refere a uma abordagem de análise que se concentra em como as diferentes partes de um sistema se interrelacionam e como os sistemas funcionam no contexto de outros sistemas maiores. A abordagem da visão sistêmica contrasta com a análise tradicional, que estuda os sistemas dividindo-os em seus elementos separados.

A visão sistêmica é importante por ser uma abordagem holística que pode ser usada em muitas áreas de pesquisa. Pode ser útil na análise de uma variedade de sistemas operacionais, como sistemas médicos, políticos, econômicos, ambientais e, claro, organizacionais, como na área de recursos humanos.

O pensamento sistêmico aborda o gerenciamento e operações em que decisões de negócios únicas são analisadas com base nas consequências sistemáticas que elas têm.

Por exemplo, se uma organização investe em um novo programa de software de computador, a visão sistêmica leva a uma análise da infraestrutura adicional, contratação e treinamento de funcionários e custos de atraso comercial que resultam da ação. Ou seja, cada setor da empresa é impactado de uma maneira.

Cada ação do líder precisa avaliar a organização como um todo. Isso é necessário, sobretudo, quando ele precisa tomar decisões críticas. Para isso, utilizar a visão sistêmica é uma habilidade valiosa, uma vez que se trata de uma visão holística, que avalia a empresa como um todo. À medida que vai desenvolvendo uma visão sistêmica, o líder tende a aprimorar outras competências, como o pensamento crítico e a até sua inteligência emocional.

Como a visão sistêmica se relaciona com a liderança?  

Quando se trata de gerenciar organizações, muitos consideram a visão sistêmica uma abordagem eficaz, pois vê como diferentes entidades complexas interagem e influenciam umas às outras e compõem todo o sistema. Diferentes divisões ou equipes dentro de uma organização se conectam e afetam umas às outras.

Idealmente, eles trabalham juntos em direção a um objetivo. Os líderes empresariais que são pensadores de sistemas veem “o quadro geral”, e é nisso que eles se concentram para maximizar o desempenho dentro da organização.

Além de entender como vários componentes funcionam e afetam uns aos outros, os líderes com visão sistêmica também consideram como suas ações em qualquer componente podem afetar o sistema como um todo.

Há também o conceito de oferta e demanda, onde os pensadores de sistemas sabem quando e onde suas saídas serão necessárias, bem como os fatores externos que podem afetar a demanda. Eles também entendem a capacidade de sua organização para atender à demanda do mercado.

Um componente essencial do pensamento sistêmico é o foco no feedback. Dar atenção ao feedback relevante permite que os líderes empresariais encontrem soluções para os problemas e evitem o desperdício de recursos. Maximizar a eficiência operacional é o objetivo principal do uso da análise de visão sistêmica.

Quais os desafios para se ter uma visão sistêmica?  

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Nem todos os líderes obtêm uma perspectiva sistêmica, em parte por causa da estrutura organizacional. Em muitos casos, cada divisão ou equipe tem seu próprio gerente, metas, tarefas, orçamentos e métricas de desempenho. Como resultado, as equipes se concentram apenas nas tarefas atribuídas a elas.

Além disso, muitas organizações funcionam em um formato de comando e controle de cima para baixo. Na visão sistêmica, os líderes de negócios permitem que os funcionários entendam como a organização funciona e os incentivam a ajudar a melhorar os processos para atingir as metas corporativas gerais.

Será que sua organização tem uma visão sistêmica? Adotar uma perspectiva sistêmica não é tarefa fácil. Envolve não apenas a alta administração, todos na organização precisam entender os objetivos de negócios e quais processos implementar para alcançá-los. É essencial desenvolver a prática de ver o sistema como um todo e tomar ações que sejam benéficas para toda a organização.

Quais são os elementos da visão sistêmica?  

Para uma organização, a adoção de conceitos de visão sistêmica pode ajudá-la a ficar um passo à frente da concorrência. Especialmente em um mundo em rápida mudança, é fundamental que as organizações permaneçam ágeis e estratégicas para permanecerem relevantes. Aqui estão conceitos importantes de pensamento sistêmico para ajudar uma organização a permanecer resiliente, ágil e relevante para o futuro.

Mapeamento de sistemas  

Para entender como resolver um problema, é preciso entender os ecossistemas em que o problema está inserido. Isso se chama mapeamento de sistemas: conhecer os sistemas onde está um problema para melhor estudá-lo.

Depois de mapear os sistemas para ajudar a resolver um problema, você pode fazer alguma modelagem de sistemas para ajudar a entender como eles estão conectados.

Interconectividade  

Se sabemos alguma coisa sobre o mundo, é que ele é muito menor do que pensamos. E depois de mapear os sistemas para o problema que você está tentando resolver, é hora de descobrir como os sistemas estão conectados.

Às vezes, isso pode parecer não linear ou não consequente. Mas se você investigar em profundidade, provavelmente encontrará algumas linhas conectadas entre sistemas específicos.

Síntese

Essencialmente, isso se refere a dar sentido às coisas no contexto do problema que você está tentando resolver. Ao contrário da análise, a síntese geralmente ocorre quando você combina ideias ou coisas para criar algo novo.

Emersão  

Pense no sistema solar. Sabemos que se trata de um sistema grande, abstrato e complexo. É composto por planetas, estrelas, galáxias e muitas outras coisas que provavelmente ainda temos que descobrir.

Mas esse é o ponto: coisas maiores emergem de coisas menores. E quando se trata de descobrir como sintetizar (ou como você está juntando diferentes partes), o conceito de emersão, ou seja, de que as coisas emergem umas das outras, é fundamental.

Ciclos de feedback  

O feedback é fundamental para entender se algo está funcionando. Mais importante, o feedback nos ajuda a entender quando as coisas não estão funcionando. Se você estiver adotando o pensamento sistêmico em sua organização, considere como está implementando os ciclos de feedback no processo.

Causalidade  

A causalidade é a ideia de que há uma causa e efeito. É bem simples: suas ações impactam o resultado. Então, quando você está analisando uma parte do sistema para resolver, é importante testar as partes de causa e efeito de seus sistemas.

Como aplicar o pensamento sistêmico no local de trabalho  

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Se você está pronto para aplicar a visão sistêmica ao local de trabalho, aqui estão coisas a serem lembradas.

Pratique o pensamento voltado para o futuro  

Uma mentalidade de futuro pode manter as organizações preparadas para o que está por vir. Claro, sabemos que o futuro é desconhecido. Especialmente nos tempos atuais, há muita incerteza e mudanças iminentes.

Mas com uma mentalidade do futuro, a organização estará melhor equipada para tudo isso. Treinar líderes para desenvolver habilidades voltadas para o futuro pode ajudar a manter uma organização ágil, resiliente e relevante para o que quer que o futuro reserve.

Promova uma mentalidade de crescimento  

Mais do que nunca, as organizações precisam adotar uma mentalidade de crescimento. Aprender é uma jornada ao longo da vida para qualquer pessoa. Por que as organizações não adotam tal mentalidade?

Pense em como cultivar uma mentalidade de crescimento no ambiente de trabalho. Por exemplo, como você está incentivando o desenvolvimento profissional? Você está promovendo de dentro e incentivando a mobilidade de carreira?

De que forma você está criando oportunidades de progressão na carreira? Seus funcionários investem em qualificação ou requalificação?

Crie espaço para feedback  

O sucesso de qualquer organização depende da capacidade de fornecer, e receber, feedback. O feedback deve ser encarado como um presente. É uma maneira de identificar o que está funcionando.

Mas, mais importante, é como evoluímos e crescemos. Você está criando espaços para feedback? Como você está acompanhando o engajamento de seus funcionários? Você está incentivando o feedback ascendente ou o feedback de 360 ​​graus?

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