Absenteísmo: por que é um problema e como resolver isso?

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O que é absenteísmo? A palavra pode ser um pouco esquisita, parecendo até indicar uma doença. E, de certo modo, isso pode ser considerado um tipo de “distúrbio” quando ocorre em altas taxas no local de trabalho. Mas, afinal, você sabe isso significa?  

Podemos definir o absenteísmo como qualquer falta de comparecimento ou permanência no trabalho conforme programado, independentemente do motivo. Em geral, não é planejado, por exemplo, quando alguém tem problemas de saúde, o chamado absenteísmo justificado.   

Mas também pode ser planejado, por exemplo, durante uma ausência intencional ou greve, denominado de absenteísmo injustificado.   

Segundo Idalberto Chiavenato, autor renomado na área de Administração de empresas e RH, o absenteísmo, também chamado de ausentismo, é a soma dos períodos em que os colaboradores se ausentam do trabalho, independentemente do motivo.     

Vale ressaltar que as férias não entram nesse cálculo, visto que fazem parte dos direitos dos empregados. Alguns sinônimos de absenteísmo que costumam ser usados incluem ausência, doença, faltar ou tirar licença.  

De maneira geral, o absenteísmo é medido usando uma taxa de absenteísmo. Essa taxa é calculada a partir do número de dias ausentes dividido pelo número de dias úteis disponíveis em um determinado período.  

Esses índices de absenteísmo são um indicador chave de RH. Por exemplo, o absenteísmo excessivo pode indicar problemas na força de trabalho ou na cultura organizacional. Também podem gerar custos, como horas extras, por exemplo.  

Saídas antecipadas, faltas ou atrasos podem gerar prejuízos ao clima organizacional. Também podem estar relacionadas a problemas na gestão de pessoas. Por isso, é fundamental compreender a fundo as principais causas do absenteísmo nas empresas.  

Assim como é preciso entender o que afeta a qualidade de vida dos colaboradores.Com isso, a empresa pode desenvolver estratégias que busquem amenizar os efeitos e apoiar sua força de trabalho a superar problemas pessoais. 

Qual é o impacto do absenteísmo?  

A ausência do colaborador pode ter um impacto severo no local de trabalho. Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relata que o absenteísmo custa aos empregadores 225,8 bilhões de dólares anualmente em perdas de produtividade no país. Isso significa 1,7 dólar por funcionário.  

Uma investigação da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho estimou que o custo do absenteísmo no local de trabalho pode atingir cerca de 2,5% do PIB na Europa.  

Isso resultaria em um custo total de absenteísmo de 470 bilhões de dólares somente na União Europeia, mais do que o dobro dos Estados Unidos. De acordo com um estudo, no Brasil o setor de serviços tem uma taxa média de absenteísmo de 5%, enquanto no setor varejista esse índice varia entre 7% a 10%.  

Não existe um consenso em relação a um número ideal e esse índice pode variar segundo o segmento e tamanho da empresa. Mas, de modo geral, um índice de até 4% de absenteísmo é considerado aceitável. Acima disso, cabe ficar atento.  

Se mergulharmos mais nos números, descobriremos que o preço da ausência não inclui apenas o custo da substituição do trabalhador ausente. Também inclui perda de produtividade devido a essa substituição, perda de produtividade do colega de trabalho e perda de produtividade do supervisor.  

No nível individual, o alto absenteísmo pode significar perda de pagamento, falta disciplinar, acidentes podem acontecer quando o indivíduo retorna a uma situação de trabalho menos familiar e a percepção do trabalho pode mudar à medida que o funcionário pode desenvolver uma razão ou justificativa para explicar sua ausência.  

Além do indivíduo, seus colegas de trabalho, grupo de trabalho, organização, família e até mesmo a sociedade podem ser impactados.  

Por que o absenteísmo acontece?  

Abaixo estão algumas explicações detalhadas das principais razões pelas quais o absenteísmo pode ocorrer:  

Burnout. Funcionários sobrecarregados com funções de alto risco às vezes ficam doentes devido ao alto estressee à falta de apreciação por suas contribuições.  

Assédio. Empregados que são habitualmente perseguidos, seja pela alta administração ou colegas de equipe, tendem a abandonar o trabalho para escapar de assédio moral.  

Cuidados com crianças e idosos. Os funcionários podem ter que perder longos dias de trabalho se forem encarregados de cuidar de familiares quando os cuidadores ou babás contratados regularmente ficarem doentes e temporariamente não puderem cumprir suas obrigações.  

Doença mental. A depressão é a principal causa do absenteísmonos EUA, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Saúde Mental. Em geral, essa condição leva os indivíduos a abusar de drogas e bebidas, o que, por sua vez, causa mais dias perdidos de trabalho.  

Desengajamento. Empregados que se sentem desestimulados por seus empregos tendem a dispensar o trabalho simplesmente devido à falta de motivação. A falta de um plano de carreira pode colaborar para esse cenário.  

Lesões ou doenças. Doenças, lesões e consultas médicas são as principais razões relatadas pelas quais os funcionários não vêm trabalhar. O número de casos de absenteísmo aumenta drasticamente durante a temporada de gripe, por exemplo.  

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Como reduzir o absenteísmo?  

A organização não será capaz de solucionar a questão do absenteísmo totalmente. De tempos em tempos, os colaboradores terão ausências não programadas por razões variadas. Mas ainda há diversos modos de aprimorar a frequência dos profissionais.  

A maior parte deles consiste em buscar desenvolver um ambiente profissional mais saudável,bem como estabelecer regras claras de atendimento. Especialistas sugerem algumas estratégias que a organização pode adotar para diminuir o problema:  

Crie uma política clara  

Os colaboradores precisam ter ciência exata do que é esperado deles no que se refere ao atendimento. Portanto, a organização precisa apontar como os profissionais devem relatar faltas, como a empresa acompanhará ausências não sancionadas, assim como quais são os efeitos do excesso de absenteísmo.  

Além disso, para que a política da organização seja respeitada, ela deve ser aplicada de maneira consistente.  

Recompense o bom comparecimento  

A criação de um sistema que recompense os colaboradores com bons registros de presença é uma bom modo de a organização oferecer a eles mais um incentivo para o comparecimento ao trabalho.  

Porém, é preciso cuidado, pois podem existir motivos legítimos para um colaborador se ausentar, como doenças. Dessa maneira, o esquema de recompensas não pode penalizar os profissionais que tenham faltas justificadas.  

Trate as ausências de imediato  

A organização deve tratar do absenteísmo segundo sua política de frequência e agir com consistência ao aplicar as consequências. Porém, abordar faltas não programadas não consiste somente em distribuir sanções.   

A empresa também precisa ser compreensiva e oferecer suporte aos seus colaboradores. Tentar descobrir as razões por trás das ausências é importante. Os profissionais podem apresentar um problema com o qual a organização pode ajudá-los.  

Nesse sentido, uma prática eficaz é instituir a entrevista de regresso ao trabalho. Isso contribui para que o funcionário volte à sua função, indica que a organização se preocupa com seus profissionais e diminui o risco de repetição do absenteísmo.  

Aprimore o bem-estar  

Frequentemente, o absenteísmo está relacionado a um clima organizacional insalubre ou estressante. A empresa pode buscar formas de diminuir o estresse no ambiente profissional criando um programa de bem-estar, por exemplo.  

Ou ainda adotando medidas adequadas a fim de combater o assédio. A organização deve priorizar o cuidado com a saúde de seus funcionários. Para uma força de trabalho produtiva e engajada, a saúde física e mental são essenciais.  

Ofereça alternativas flexíveis de trabalho  

Oferecer horários flexíveis de trabalho é uma boa ideia para ampliar o bem-estar dos colaboradores e o seu apego à organização. Portanto, a organização deve considerar a introdução de trabalho remoto e horários flexíveis.  

Estimule o engajamento  

Aumentar o engajamento é uma forma interessante de fazer com que a equipe se torne mais comprometida e queira verdadeiramente vir trabalhar. Para isso, deve-se manter um sistema de comunicação interna eficaz na organização.  

Por meio desse sistema, os profissionais tem como acompanhar o que está ocorrendo na organização, relatar problemas, sugerir melhorias, etc. Isso inclui ainda investir em programas de treinamento e desenvolvimento das equipes.  

Dessa maneira, os colaboradores podem aprimorar suas habilidades e cada vez mais participar das atividades da organização.  

Promova uma cultura de trabalho em equipe  

Os profissionais demonstram mais engajamento quando sentem que integram uma equipe. A motivação do profissional para ir trabalhar aumenta com o sentimento de pertencimento, assim como a sua lealdade para com a organização.  

Com isso, os funcionários também pensarão duas vezes antes de tirar uma folga não planejada, o que prejudica a produtividade e trabalho em equipe.  

Aposte no feedback  

A empresa deve permitir que seus funcionários saibam o que eles podem aprimorar, mas também o que cada um deles está fazendo corretamente. Fornecer incentivo e orientação faz com que os profissionais se sintam valorizados.  

Isso os levará ainda a dar o melhor de si e a buscar aprimorar sua performance, o que os torna menos propensos a se ausentar do trabalho.  

Faça o acompanhamento das ausências  

A organização deve utilizar ferramentas para gerenciar ausências e para rastrear o tempo de trabalho. Isso permite que a empresa obtenha informações úteis e mensure o absenteísmo.   

Com o passar do tempo, a empresa pode verificar se conseguiu reduzir o absenteísmoe realizar as modificações apropriadas em sua política.  

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Conclusão  

O absenteísmo deve receber a devida importância. A melhor forma de combatê-lo é aplicar uma política de motivação dos colaboradores adequada. Para tal, é preciso saber quais medidas podem ser tomadas para ampliar a satisfação dos colaboradores.  

Isso pode incluir a flexibilidade horária, melhoria do equilíbrio trabalho-família, redução do prémio de absenteísmo, etc. É importante fornecer a informação necessária sobre como o absenteísmo afeta a empresa e como pode afetá-los a nível pessoal, para que se envolvam e se identifiquem com os problemas que possam surgir a nível corporativo  

Um aspecto crucial é analisar o clima de trabalho existente, pois pode orientar a empresa na hora de corrigir aspectos que não estão funcionando corretamente. Outra opção a ter em conta é o recurso a medidas exemplares como as disciplinares permitidas pela legislação.  

Em última análise, o combate ao absenteísmo consiste na consciência do trabalhador de que a redução do absenteísmo é uma melhoria ao nível empresarial que irá traduzir-se numa melhoria ao nível pessoal.  

  

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