Comprometimento no trabalho: como avaliar e fortalecer

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Comprometimento no trabalho é o vínculo que os funcionários têm com a empresa. Em geral, os colaboradores que estão comprometidos com a organização sentem conexão com ela. Sentem ainda que se encaixam e entendem os objetivos da empresa.

O valor agregado desses funcionários é que eles tendem a ser mais determinados em seu trabalho. Também apresentam produtividade relativamente alta e são mais proativos em oferecer seu suporte. Comprometimento é diferente de engajamento.

O engajamento é uma atitude intrínseca que denota o entusiasmo de um funcionário por seu trabalho. Já comprometimento denota o entusiasmo de um funcionário pela empresa em que ele trabalha. Ou seja, é possível ser engajado sem ser comprometido.

Entender como os funcionários são comprometidos e o que os “faz funcionar” é de extrema importância para qualquer organização que deseja ter alto desempenho. A busca por essa compreensão é fundamental para o aumento dos níveis de comprometimento das equipes.

O que é comprometimento no trabalho?

Comprometimento no trabalho é o nível de entusiasmo que um funcionário tem em relação às tarefas que lhe são atribuídas. É o sentimento de responsabilidade que uma pessoa tem em relação aos objetivos, missão e visão da organização à qual está associada.

Altos níveis de satisfação dos funcionários numa organização estão relacionados ao comprometimento com o trabalho e engajamento. Isso resulta em melhor desempenho organizacional, o que, por sua vez, resulta em maior lucratividade e produtividade.

Também se reflete em maior retenção de funcionários e melhoria geral no ambiente de trabalho. Esse é o nível de comprometimento que qualquer organização esperaria de seus funcionários, certo? Mas a maioria das grandes coisas não são alcançadas facilmente.

Elas costumam ser fruto de muita perseverança, trabalho árduo e dedicação. Convenhamos que todas essas qualidades não aparecem em um dia. Um profissional desenvolve essas qualidades ao longo dos anos. Vale dizer o mesmo para as organizações.

Toda organização espera que seus funcionários tenham um desempenho excepcional. Mas, para isso, terá que fornecer um ambiente que ajude a aumentar o comprometimento com o trabalho. Veremos adiante quais são as melhores maneiras de se conseguir isso.

Exemplo de responsabilidade e comprometimento no trabalho

O compromisso do profissional com o local de trabalho ficará claro nas ações diárias dele. Pode ser verificada por meio do comportamento, disposição para ajudar e qualidade do trabalho. Existem maneiras que um colaborador pode mostrar que é valioso e dedicado.

A pontualidade, por exemplo, demonstra profissionalismo e habilidades de gerenciamento de tempo. Chegar ao trabalho no horário enfatiza que a pessoa prioriza o trabalho e se esforça para estar preparado para entregar um resultado de qualidade.

O colaborador define metas para ser eficiente e produtivo, a fim de dar à empresa o melhor desempenho. Cumprir prazos mostra que ele valoriza o tempo que dedica ao sucesso e usa métodos organizacionais que facilitam seus esforços para concluir as tarefas.

Outro ponto é tomar a iniciativa, o que mostra motivação e habilidades de liderança necessárias para o sucesso no trabalho. A iniciativa é uma habilidade de liderança que comprova o comprometimento da pessoa em atingir metas por meio de ações e dedicação.

A maior contribuição de um funcionário para o local de trabalho, além de suas habilidades, é seu tempo. Estar disponível para apoiar os esforços para alcançar metas além de seu horário e deveres regulares prova que a pessoa pode dedicar mais tempo se necessário.

Se o profissional deseja progredir na empresa, deve tentar separar um tempo para discutir suas metas com seu supervisor. Isso o posicionará na mente dele como um candidato para promoção, mas também desenvolverá sua dedicação ao trabalho e à organização.

Falar sobre a carreira com um gestor pode ajudar um colaborador a entrar em um programa de mentores, se o local de trabalho oferecer. Isso abre um diálogo onde o profissional pode buscar conselhos para melhorar seu desempenho no trabalho.

O que é falta de comprometimento no trabalho?

Equipes que demonstram falta de comprometimento com seus objetivos geram falta de confiança e medo do fracasso. Esse receio pode paralisar os integrantes da equipe até a inação, mesmo quando eles estão comprometidos com os objetivos estratégicos.

Haverá ambiguidade sobre a direção e as prioridades da equipe. Com isso, as janelas de oportunidade serão fechadas sem ação, devido a atrasos. Os integrantes da equipe muitas vezes questionam uns aos outros e analisam e debatem iniciativas sem realmente agir.

Em um cenário como esse, ninguém pode tomar uma decisão que realmente persista. Isso, por sua vez, cria animosidade, pois os integrantes da equipe que são comprometidos ​​sentem ressentimento em relação àqueles que não se esforçam.

As pessoas pensam: “Por que estou fazendo muito mais do que essa pessoa? Se esse é o nível de comprometimento esperado, posso reduzir meu comprometimento para corresponder.” Isso é capaz de arrastar toda a equipe para baixo.

Por fim, a soma de tudo isso pode inviabilizar qualquer progresso positivo na obtenção de resultados estratégicos. Por esses motivos, é fundamental que a organização desenvolva meios de minimizar a falta de comprometimento entre seus colaboradores.

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Importância do comprometimento no trabalho

Nos últimos anos, o comprometimento com o trabalho atraiu muita atenção nos estudos da área de RH. As informações sobre o comprometimento dos funcionários são vistas como importante preditor da lealdade dos colaboradores e do desempenho de uma organização.

A pressão sobre as organizações para realizar mais aumenta o tempo todo. A concorrência é mais feroz do que nunca antes. Esta pressão crescente resultou no comprometimento dos empregadores para com os empregados tornando-se menos garantido.

O conceito de emprego vitalício se tornou obsoleto. Hoje em dia, unidades organizacionais com performance ruim são reorganizadas. Como regra, isso leva a cortes de empregos. Além disso, funcionários com mal desempenho têm risco maior de serem demitidos.

Esse cenário se combina com um individualismo muito maior das pessoas, o que também se reflete no ambiente de trabalho. Como resultado desse fenômeno, o comprometimento dos funcionários com o trabalho e a organização também se tornou muito menos garantido.

Isso torna ainda mais importante que os colaboradores se sintam ligados à empresa e exibam atitude positiva. Funcionários comprometidos agregam valor à organização, por meio de determinação, suporte proativo, produtividade e consciência da qualidade.

Os profissionais que estão comprometidos com o trabalho também têm probabilidade menor de ficar doentes ou deixar a organização. Em contrapartida, funcionários que não estão comprometidos podem trabalhar contra a organização e atrasar o sucesso da organização.

Além disso, existem muitas razões pelas quais o comprometimento dos funcionários com o seu trabalho é um ponto considerado muito importante. Uma dos motivos mais relevantes para isso é permitir que uma organização atinja seus objetivos e mantenha sua visão.

Sem uma força de trabalho realmente motivada, uma organização pode perder tudo o que conquistou ao longo dos anos. Isso vale para uma empresa com poucos anos de existência ou uma centenária. Aqui estamos falando de respeito ou posição no mercado.

A retenção de funcionários é um problema real. No entanto, se as organizações puderem fazer com que seus funcionários se sintam valorizados, isso aumentará o comprometimento no trabalho. Porém, é preciso ter um grupo de funcionários motivados e comprometidos.

Sem isso, uma organização pode estar em uma posição arriscada. Comprometimento no trabalho leva a uma melhor produtividade. Agora, imagine colaboradores que não estão comprometidos com o que fazem em uma organização. Pode ser uma catástrofe.

Esses funcionários tendem a usar seu tempo de trabalho navegando na internet para prazer pessoal ou até mesmo procurando outras oportunidades de emprego. É pura perda de tempo e recursos. Esta é só uma situação e não pode ser implícita a todos os funcionários.

Mas uma organização pode ter tais situações com frequência se não motivar seu time e ajudá-lo a se comprometer mais com o trabalho. As iniciativas nesse sentido devem ser bem estruturadas. Uma equipe comprometida é a realização do sonho de uma organização.

Um grupo de funcionários comprometido é melhor para o futuro a longo prazo de uma organização ou qualquer negócio. Os líderes dentro da organização são responsáveis ​​por construir essa cultura. Afinal, o comprometimento é resultado de ações estratégicas.

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Quais os tipos de comprometimento no trabalho?

Em 1991, os pesquisadores John Meyer e Natalie Allen publicaram seu Modelo de Compromisso de Três Componentes. O modelo explica que o comprometimento com uma organização é um estado psicológico e que possui três componentes distintos.

Segundo o estudo esses componentes afetam como os funcionários se sentem em relação à organização para a qual trabalham. A organização pode usar esses modelos para aumentar o comprometimento e o engajamento de suas equipes.

Além disso, também pode ser utilizado para ajudar as pessoas a terem uma sensação maior de bem-estar e satisfação no trabalho. Vejamos cada um dos três tipos de compromisso de Meyer e Allen com mais detalhes.

Uma observação importante é que os três tipos de compromisso não são mutuamente exclusivos. Sendo assim, um profissional pode experimentar todos os três tipos de compromisso, ou dois dos três, em graus variados.

Comprometimento afetivo

O afeto pelo trabalho ocorre quando o profissional sente um forte apego emocional à sua organização e ao que realiza. A pessoa provavelmente se identificará com os objetivos e valores da organização e deseja genuinamente estar lá.

Se o colaborador está gostando do seu trabalho, provavelmente se sentirá bem e satisfeito com ele. Por sua vez, esse aumento da satisfação no trabalho provavelmente aumentará seu sentimento de comprometimento afetivo.

Aqueles que realmente amam o que fazem provavelmente estarão mais motivados para progredir dentro de sua organização. Também estão mais inclinados a pensar de forma criativa e experimentar novas formas de trabalhar.

Comprometimento de continuidade

Esse tipo de compromisso ocorre quando a pessoa avalia os prós e contras de deixar a organização. Ela pode sentir que precisa permanecer na empresa porque a perda que teria ao deixá-la é maior do que o benefício que acha que poderia obter numa nova função.

Essas perdas percebidas podem ser monetárias, como salário e benefícios. Também podem ser profissionais, como o tempo de serviço ou as habilidades relacionadas à função que levou anos adquirindo. Podem ser ainda sociais, como amizades ou aliados.

A gravidade dessas “perdas” geralmente aumenta com a idade e a experiência. É mais provável que a pessoa experimente o compromisso de continuidade se estiver em uma função estabelecida e bem-sucedida. Ou se tiver várias promoções em uma organização.

O medo de perder o emprego pode motivá-lo a terminar o trabalho no prazo e a trabalhar bem com os outros. Mas pode atrapalhar a motivação para aprender e se desenvolver. A pessoa pode evitar tentar coisas novas ou pensar fora da caixa por medo de se arriscar.

Comprometimento normativo

Esse tipo ocorre quando a pessoa sente obrigação com a organização mesmo que esteja insatisfeita com sua função ou queira buscar melhores oportunidades. O profissional sente que deve permanecer na organização porque é a coisa certa a fazer.

Esse senso de obrigação pode vir de vários fatores. O colaborador pode achar que deve permanecer na organização porque ela investiu dinheiro ou tempo em seu treinamento. Ou tenha fornecido uma recompensa adiantada, como pagar a mensalidade da faculdade.

Essa obrigação também pode resultar da educação recebida pela pessoa. Por exemplo, a família dela pode ter enfatizado a importância da lealdade acima de tudo. No entanto, a lealdade por si só não é suficiente para motivá-la a fazer um bom trabalho.

O profissional pode não ter motivação para ajudar a organização a atingir seus objetivos de longo prazo. Ou ele pode lutar para manter relacionamentos fortes com colegas de trabalho porque se ressente deles por impedi-lo de avançar em sua carreira.

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Como avaliar o grau de dedicação e comprometimento no trabalho?

Há várias maneiras de medir o comprometimento com o trabalho. A organização pode analisar a taxa de rotatividade, o nível de produtividade ou avaliar o grau de absenteísmo. Uma das maneiras mais eficazes é perguntar diretamente aos funcionários.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou incentivando o feedback dos colaboradores, por exemplo. Outros meios de obter a medição do comprometimento envolve o uso de tecnologias ou desenvolver um ambiente compatível com a cultura da empresa.

Pesquisa de avaliação e desempenho

A avaliação de desempenho é o processo de medir o quão bem o funcionário está desempenhando as habilidades necessárias para o trabalho. Isso também pode ser bastante útil para medir o nível de comprometimento dos integrantes da equipe.

A avaliação considera tarefas, comportamentos e atitudes observáveis ​​que constituem o melhor modo de fazer o trabalho. Com o desempenho avaliado, o funcionário e o gerente trabalham juntos para criar um plano para que o indivíduo desenvolva o que precisa.

A partir dos resultados, a organização deve verificar como pode ajudar seu pessoal a experimentar um maior comprometimento afetivo. A ideia deve ser desenvolver estratégias para aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

Ambiente de trabalho compatível com o que se prega como cultura organizacional da empresa

A cultura é uma parte influente da construção de uma organização bem-sucedida. E isso tem relação direta com o comprometimento dos colaboradores. Afinal, em uma cultura organizacional bem organizada, os trabalhadores se sentem conectados.

Uma cultura de alto desempenho descreve comportamentos e padrões que são benéficos e de apoio. Dessa forma, os funcionários entendem claramente seu papel no procedimento e o que a organização espera deles. Essa coerência é fundamental para o êxito nos negócios.

A cultura e o envolvimento dos funcionários estão ligados. O engajamento depende de quão felizes e satisfeitos eles se sentem com a cultura da organização. Também diz respeito ao que a empresa representa, seus valores e o que isso traz para cada um profissionalmente.

Busca e incentivo ao feedback dos colaboradores

O feedback honesto dos funcionários é fundamental para melhorar a cultura e as operações internas de uma empresa. Os benefícios do feedback construtivo incluem melhor desempenho dos colaboradores e sentimentos de validação entre os integrantes da equipe.

Uma forma de ajudar os funcionários a compartilhar seus pensamentos abertamente é o feedback anônimo. Na maioria dos casos, os colaboradores não entram no escritório dos gestores para dar opiniões sobre a empresa e suas experiências de trabalho.

É por isso que a empresa deve incentivar os funcionários a compartilhar perspectivas e ideias. Tornar o feedback parte das operações diárias exige esforço e começa no topo. Requer criar uma cultura na qual compartilhar feedback pareça natural para os funcionários.

Ferramentas tecnológicas de RH que auxiliam na avaliação do comprometimento no trabalho

Há diversas plataformas no mercado que auxiliam na gestão de desempenho das equipes. Elas facilitam a avaliação do trabalho do funcionário, com base em indicadores de desempenho (KPIs) definidos pelos supervisores em colaboração com o RH e a direção.

Essas plataformas permitem analisar o desempenho, identificar como um funcionário ou a equipe em que ele trabalha pode melhorar, se for necessário. Isso é feito ao se fornecer treinamento personalizado para preencher as lacunas, o que inclui o comprometimento.

Isso permite detectar carências nas habilidades dos indivíduos e desenhar uma formação adequada, o que pode ser disponibilizado regularmente em formato digital. O treinamento regular costuma ser mais eficaz para os funcionários.

Um programa de formação regular em formato digital, por meio de vídeos e questionários, pode ser partilhado com os colaboradores. Assim eles podem dar feedback e propor alterações nos conteúdos com base nas tarefas que realizam e na experiência adquirida.

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Como fortalecer o comprometimento no trabalho?

Melhorar o comprometimento com o trabalho não é tarefa para um dia apenas. Leva tempo para trazer níveis mais altos de comprometimento para a empresa. Vamos ver algumas das coisas que as organizações podem incorporar para trazer mudanças efetivas e imediatas:

Evitar metas inalcançáveis que desestimulam os colaboradores

O trabalho em equipe faz maravilhas. As organizações devem construir uma cultura em que isso seja importante. Atingir metas em conjunto faz com que tarefas difíceis pareçam facilmente alcançáveis. Daí a importância de ter metas alcançáveis para incentivá-los.

O trabalho em equipe depende de quão bem os funcionários são capazes de interagir uns com os outros e trabalhar em conjunto. Também diz respeito a quão bem eles podem atuar como um grupo. Isso passa por ter objetivos palpáveis e que não sejam irreais.

Uma organização pode saber se o trabalho em equipe é a resposta para os seus desafios e pode usar pesquisas para isso. Esses levantamentos registrarão as respostas e feedbacks, inclusive em relação às metas, que poderão ser posteriormente avaliados e analisados.

Planos de carreira e benefícios que motivem os colaboradores

As organizações precisam recompensar os funcionários que executam seu trabalho de forma excepcional. Cada pessoa tem coisas diferentes que a motiva. Os incentivos relacionados aos resultados fazem com que os funcionários se sintam importantes.

As organizações precisam reconhecer o trabalho árduo dos funcionários para alcançar o resultado desejado. Os incentivos devem ser atribuídos com base em critérios objetivos. Um bom plano de carreira ou benefícios são capazes de ampliar o comprometimento da equipe.

A organização deve ajudar os funcionários a crescer profissional e pessoalmente. Também precisa responder às ideias deles de maneira positiva. Com isso, certamente a empresa terá pessoas trabalhando para eles por um longo período de tempo.

Exerça uma boa gestão de pessoas

Uma organização pode desenvolver uma boa gestão de pessoas ao apoiar os funcionários, fornecendo-lhes oportunidades de aprendizado ou treinamento. Pode ainda utilizar qualquer outro método interativo que apoie o desenvolvimento geral das equipes. 

Esses gestos ajudam as organizações a reter seus funcionários. Ao mesmo tempo, os funcionários estão mais comprometidos com seu trabalho. Os funcionários precisam se sentir validados e valorizados pela organização.

A liderança precisa mostrar que cuida deles. Funcionários não deixam a organização se souberem que suas opiniões são importantes e forem tratados com justiça. Querem ainda que suas realizações sejam reconhecidas e sentir que são parte da organização.

Promova atividades integrativas entre os colaboradores

A organização deve comemorar o sucesso com seus funcionários, dizer a eles que fizeram a diferença e os incentivar a fazer melhor. Mesmo o menor gesto os levará a fazer melhor a cada dia que passa. Isso levará a um melhor comprometimento no trabalho.

Atividades que integrem os colaboradores são uma estratégia valiosa. A empresa deve integrar seus funcionários e deixar que sejam inovadores ao fornecer ideias, estratégias, formas de comunicação, etc. Inovadores são funcionários comprometidos.

Esses colaboradores estão sempre procurando maneiras melhores de realizar até mesmo as tarefas mais mundanas. Profissionais devem ser valorizados pelas organizações e incentivados a apresentar melhores ideias e recompensas por suas conquistas e inovações.

Benefícios para a empresa de um alto nível de comprometimento no trabalho

Há muitos benefícios para uma organização que conte com colaboradores comprometidos. Um profissional assim produz mais e melhor, atinge metas e ainda traz diversão para o local de trabalho. Veja em detalhes alguns ganhos de ter uma equipe empenhada na empresa:

Produtividade aumentada

Funcionários comprometidos precisam de um líder que os guie. Eles não exigem alguém que esteja constantemente atrás deles para concluir as tarefas. Uma equipe compatível criará suas próprias tarefas e garantirá que sejam implementadas.

Eles vão aparecer para trabalhar no horário e fazer o necessário e ainda mais. Esse comprometimento organizacional resulta em aumento da produtividade no trabalho. Toda empresa precisa de ganho de produtividade e deve incentivar isso entre suas equipes.

As metas são atingidas

Uma equipe complacente fará o que é pedido, e uma equipe comprometida fará isso e muito mais para atingir suas metas e objetivos. Um time realmente comprometido entende os objetivos e seu papel individual na consecução desses objetivos.

Eles são automotivados e estabelecem metas mais altas do que se espera deles. Para uma equipe comprometida, as metas não são apenas um número, uma data ou um objetivo. Trata-se de uma visão e uma jornada para eles. E isso faz toda a diferença.

“Diversão” é adicionada ao trabalho

Uma equipe comprometida traz mais diversão ao trabalho. O comprometimento traz propriedade e mais criatividade às tarefas. Um grupo comprometido prospera com ideias novas e inovadoras, e é divertido implementá-las repetidamente.

A inovação é um dos motores do desenvolvimento de qualquer organização. Quando os colaboradores atuam naturalmente voltados a trazer o novo para a empresa, todos ganham.

A diversão melhora o ambiente como um todo e fortalece ainda mais o comprometimento.

Adição de valor

Uma organização precisa de comprometimento e dedicação de seus colaboradores para atingir seus objetivos. O comprometimento no trabalho agrega valor por meio da participação ativa nas discussões relacionadas à empresa.

Funcionários comprometidos trazem ótimas ideias para a mesa e sempre ficam felizes em ajudar os outros a visualizar essas ideias. A participação ativa na organização amplia a sensação de pertencimento dos colaboradores. As relações se consolidam entre todos.

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Conclusão

O comprometimento é a medida em que um funcionário desenvolve um apego e sente uma lealdade ao seu empregador. É um fator importante para obter vantagem competitiva e garantir que a organização esteja trabalhando da maneira mais eficaz e eficiente possível.

Pode-se dizer que o comprometimento com o trabalho é uma questão multidimensional e complexa, baseada em preferências e direcionadores individuais. Por esse motivo, é importante que as organizações sejam flexíveis em suas abordagens.

Isso exige uma compreensão sobre o que motiva cada funcionário e, sempre que possível, trabalhar de acordo com suas necessidades. Por exemplo, alguns indivíduos são mais motivados pelo avanço na carreira do que pelo dinheiro.

Já outros são atraídos por benefícios financeiros ou possivelmente flexibilidade. Entender essas diferenças é vital para a adoção das melhores estratégias. Afinal, um colaborador comprometido tem uma atitude positiva em relação à organização e seus valores.

Em contraste, um funcionário sem comprometimento pode fazer o mínimo necessário ou até prejudicar ativamente a produção e a reputação da empresa. Este conceito é importante ao considerar por que o compromisso é vital para uma organização.

Também é valiosa para indicar como os empregadores podem melhorar e manter uma força de trabalho mais comprometida. Em muitos casos, a eficiência e a performance aprimorada só podem ser obtidos com o aumento do desempenho dos funcionários.

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