Como ser um bom líder? Características e 5 passos para se tornar

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Todo gestor ou gerente deseja saber como ser um bom líder. Qual a diferença entre os termos? Gestor ou gerente é um título, um nível de hierarquia dentro de uma organização. Todos os líderes são gerentes de alguma forma, mas nem todos os gerentes são líderes.

As pessoas nem sempre podem escolher seu gerente, mas podem decidir quem seguir. Para se tornar um grande líder é preciso entender que a liderança é mais do que uma posição. A partir disso, toma-se a decisão consciente de ser alguém que vale a pena seguir.

O que faz um grande líder? Um bom líder sabe como liderar uma pessoa (ou pessoas) para alcançar algo excepcional. Eles sabem como o processo funciona e como tirar o máximo proveito daqueles que olham para eles em busca de direção.

Um líder regular trabalha dentro do status quo. Já um grande líder vê as possibilidades de novas formas de criar e entregar valor. Se líderes regulares são otimistas em relação ao futuro, grandes líderes sabem como cultivar o otimismo nos outros.

Enquanto líderes regulares estabelecem metas, grandes líderes criam visões únicas que são significativas e inspiram as pessoas. Grandes líderes sempre gerenciam a si mesmos. Para gerenciar a si mesmo, primeiro você tem que conhecer a si mesmo.

O que é um líder?

Cada um tem suas próprias ideias sobre o significado das palavras “líder” e “liderança”. Esses termos são amplamente utilizados em organizações e países, e em uma enorme variedade de contextos, incluindo religiosos, nacionais, voluntários e organizacionais.

No entanto, há uma única ideia básica que realmente pode ser dita como totalmente comum aos diversos conceitos de “liderança” existentes. É a de que o líder, qualquer que seja ele, é uma pessoa encarregada por liderar um grupo de seguidores.

Ou seja, para que haja um líder é necessário que existam pessoas lideradas por ele. Uma frase antiga afirma: aquele que pensa que conduz e não tem ninguém que o segue está apenas dando um passeio. Mas podemos ampliar bastante essa ideia inicial.

Por exemplo, para o empreendedor sueco Fredrik Arnander, liderança “não é uma questão de posição, mas de mentalidade”. Já o escritor nigeriano Bamidele Ademola-Olateju afirma: “Um líder vai na frente, lidera o caminho e por suas ações; as pessoas seguem.”

Mas é possível chegar a algumas respostas simples e diretas para a pergunta “o que é um líder?” Por exemplo, um líder é alguém que inspira paixão e motivação em seus seguidores. Ou um líder é alguém com uma visão e o caminho para realizá-la.

Ou ainda, um líder é alguém que garante que sua equipe tenha suporte e ferramentas para alcançar seus objetivos. Não há dúvida que um líder pode ser qualquer uma dessas coisas, mas um bom líder reúne as três. Ou seja, quanto mais completo ele for, melhor.

Um líder eficaz tem uma visão compartilhada alinhada com os valores fundamentais. E entende o que será necessário para alcançar os objetivos de sua equipe. Líderes também inspiram, gerenciam e apoiam suas equipes a trabalhar de forma criativa e confiante.

Esse trabalho ocorre sempre em direção à visão compartilhada. Além disso, um líder capacita os integrantes de sua equipe a abraçar suas próprias qualidades únicas de liderança. E os faz agir com paixão independente e responsável.

Por fim, bons líderes inspiram e motivam suas equipes a manter o progresso a longo prazo. Também garantem a empolgação dos liderados para alcançar seus objetivos. Dessa maneira, um líder pode ter seguidores, mas um excelente líder vai muito além disso.

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Qual é o papel de um líder?

Agora que temos uma melhor compreensão de quem é um líder, podemos avançar: “o que um líder faz?” A resposta “depende” é bastante relevante aqui. As especificidades do papel de cada líder mudam com base no tamanho de sua equipe, organização ou base.

Também depende de seus valores e objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo.Em geral, o papel de um líder é treinar, orientar e inspirar. Eles motivam as equipes em tempos desafiadores e orientam os indivíduos por meio de suas progressões de carreira.

Um líder gerencia indivíduos para manter as equipes alinhadas e trabalhando em direção a metas compartilhadas. Eles promovem uma cultura colaborativa e lideram pelo exemplo. Um líder tem muitas responsabilidades, mas podemos sintetizar em três papéis principais.

Treinar

Um bom líder se esforça para desenvolver funcionários e equipes por meio de coaching e mentoria. Isso pode ser feito por meio de reuniões individuais e comunicação assíncrona. O trabalho de coaching do líder aumenta para apoiar os objetivos gerais da empresa.

Um grande líder equilibrará os objetivos do funcionário com os da organização. Fazendo do desenvolvimento de cada indivíduo uma relação simbiótica. Muitas vezes, o crescimento do indivíduo se correlaciona com o crescimento da empresa.

Orientar

Juntamente com o coaching, os líderes também orientam seus funcionários. Isso ocorre por meio da construção e organização de equipes e definição de metas. Também é fruto da criação de modos de atingir essas metas e liderança de profissionais por meio do processo.

Um líder pode orientar os funcionários por meio de conversas difíceis, por exemplo. Ou mostrando a eles vários modos de resolver problemas. Uma equipe possui pessoas com habilidades e experiências distintas. O líder é quem mostra a direção para onde o grupo vai.

Inspirar

Um papel por vezes subvalorizado de um líder é a capacidade de inspirar. Um grande líder pode alavancar suas habilidades de narrativa, empatia e comunicação para inspirar seus funcionários e principais partes interessadas. Isso é valioso em qualquer organização.

Inspirar os outros é uma grande parte do papel de um líder. Isso vale, por exemplo, se eles estão atestando a promoção de um subordinado direto ou gerenciando uma equipe que perdeu seus objetivos. A inspiração é uma habilidade presente nos grandes líderes.

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Quais são as 4 atividades da liderança?

Como estamos vendo, um líder possui diversos papéis que se misturam em seu dia a dia. Em alguns momentos, ele precisará desenvolver os colaboradores, por meio do coaching, ou saber como gerir pessoas de diferentes gerações, por exemplo.

Mas haverá momentos em que ele deverá tomar decisões sozinho ou refletir também de modo solitário. Por fim, um líder deve assumir a responsabilidade pelos resultados de sua equipe, sejam positivos ou negativos. Vamos ver cada uma das atividades da liderança:

Coaching

Os líderes que utilizam técnicas de coaching enfatizam a escuta ativa em vez de dar palestras. Também fazem as perguntas certas em vez de fornecerem respostas. E apresentam às equipes várias opções, no lugar de simplesmente dar instruções.

Esse modelo ajuda os líderes e suas equipes a maximizar os recursos organizacionais para perseguir as metas que eles mesmos definiram. O coaching na liderança é tipicamente menos diretivo do que um estilo de gerenciamento de comando e controle.

Accountability

Accountability pode ser traduzido como responsabilidade ou prestação de contas. Trata-se de algo essencial para um líder eficaz e influente. Um líder precisa garantir que os integrantes da equipe cumpram todas as responsabilidades conforme o esperado.

O líder entender claramente quais habilidades e recursos a equipe pode precisar para concluir uma tarefa. A prestação de contas também pode ajudar os gerentes a construir confiança no trabalho e aumentar a responsabilidade da equipe.

Solitude

Solitude pode ser traduzido como solidão. Mas o que isso tem a ver com liderança? Afinal, líderes são cercados por equipes e conselheiros, por exemplo. Sim, mas, no final, os líderes são responsáveis, sozinhos, pelas decisões estratégicas e suas consequências.

Portanto, líderes enfrentam aspectos de solidão e precisam se sentir confortáveis com isso. Solidão significa estar sozinho com os pensamentos. Deve ser vista como uma ferramenta chave. É um estado propício à reflexão e um motor para a imaginação e a criatividade.

Gestão de gerações

Atualmente, cinco diferentes gerações convivem nos locais de trabalho, com valores, contribuições e hábitos também distintos. Gerenciar uma força de trabalho tão diversa é um desafio para qualquer líder, pois exige uma abordagem específica para cada uma delas.

Para garantir um ambiente de trabalho positivo e eficiente, o líder deve entender os hábitos e as personalidades das diferentes gerações. Isso pode ajudar a projetar estratégias que vão do recrutamento, até o gerenciamento de pessoal e o planejamento de retenção.

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Qual é a importância de se ter bons líderes em empresas?

A liderança é importante por inspirar, motivar e dar um exemplo para as pessoas realizarem mudanças positivas. Líderes estabelecem uma visão, fornecem um plano de ação e constroem fortes relacionamentos com os seguidores. Isso pode trazer resultados incríveis.

Os líderes introduzem mudanças. A mudança não acontece naturalmente. Se acontecesse, o mundo não precisaria de líderes. Para que a mudança ocorra, os executivos precisam direcionar suas equipes sobre quais ações gerarão o maior impacto.

Além disso, a liderança eficaz estabelece uma conexão pessoal com os outros. Isso inclui ajudar as pessoas a atender às suas necessidades. Se alguém acredita que um líder realmente entende seus sentimentos e preocupações, é mais provável que eles os sigam.

Com isso vem o aumento da confiança e sentimentos de segurança. Outro reflexo da importância da liderança é a capacidade de resolver conflitos à medida que eles surgem. Os líderes ouvirão as preocupações e as abordarão rapidamente.

Ajudar as pessoas a se sentirem ouvidas pode evitar problemas futuros. Ao se envolver em habilidades de resolução de conflitos, os líderes também obtêm informações sobre os desafios que as pessoas enfrentam. E isso faz total diferença para as organizações.

Com isso, a liderança aponta os funcionários para soluções eficazes, ao mesmo tempo em que mostra que realmente ouvem a equipe. Outro ponto é que os líderes orientam. E isso não é só dizer às pessoas o que fazer. O bom líder explica como fazer algo.

Às vezes, as pessoas precisam de ajuda adicional, e os líderes devem estar dispostos a tomar as medidas necessárias para fazê-lo. Isso é feito dando o exemplo. Se as pessoas virem líderes fazendo isso, elas vão querer seguir o exemplo.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas precisam de ajuda para entender por que fazem algo. O líder pode usar suas habilidades para intervir e mostrar a visão para a organização. Os líderes colocam tarefas e responsabilidades no contexto adequado para as pessoas.

Com essa direção, eles podem saber onde se encaixam no contexto geral. A importância da liderança se estende à moral. A maioria das pessoas se sente mais confiantes quando é apreciada. Bons líderes mostram apreço pelo trabalho que as pessoas fazem.

Isso as faz progredir em direção aos objetivos organizacionais, o que leva a mais confiança. Quando o líder se certifica de elogiar e reconhecer as pessoas, o moral melhora entre todos os trabalhadores. Desta forma, outros podem ver o significado da liderança.

Quando líderes são positivos e encorajadores, as pessoas se sentem em casa e prontas para contribuir. Os líderes trabalham para garantir que os ambientes de trabalho permaneçam edificantes e confortáveis, mesmo que o trabalho seja feito remotamente.

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Características de um bom líder

A liderança é importante para o sucesso de uma organização. Ela garante orientação, propósito e ajuda os outros a entender as estratégias e objetivos de longo prazo de um negócio. A liderança eficaz inspira os outros a também assumir os objetivos da empresa.

Isso fornece uma razão poderosa para que todos permaneçam dedicados aos seus deveres. Quando os funcionários sabem o que fazer, os líderes eficazes supervisionam o trabalho para garantir que eles desempenhem suas funções de forma eficaz.

Os líderes asseguram que os esforços dos funcionários estejam alinhados com as metas organizacionais para melhorar a eficiência. A liderança bem-sucedida também ensina os valores éticos da organização. Aqui estão razões para valorizar a liderança eficaz:

Segurança

Líderes eficazes estão comprometidos com o sucesso de sua organização e de seus funcionários. Eles permanecem focados nos objetivos de longo prazo da empresa e não permitem que contratempos temporários amorteçam seus espíritos.

Assume a responsabilidade pelas ações

Os melhores líderes criam um ambiente onde os outros podem crescer. Eles estão abertos a novas ideias e métodos de alcançar resultados e são flexíveis o suficiente para admitir seus erros. Também assumem a responsabilidade caso algo não saia come o planejado.

Tomada de decisão

A liderança bem-sucedida toma a melhor decisão para a organização em todas as situações. Os líderes são especialistas em tomar decisões. Eles pesam os pontos fortes e fracos para garantir que suas escolhas os coloquem em vantagem agora e no futuro.

Clareza na comunicação

Os líderes ajudam a comunicar a visão e a missão da empresa. Isso fornece direção e ajuda todos a identificar os papéis que melhor se encaixam. Por meio de uma comunicação clara, os líderes incentivam seus subordinados a agir para a realização dos objetivos.

Motiva a equipe

Quando enfrentam um revés, bons líderes motivam suas equipes. Também as ajudam a ver além dos problemas que as impedem de alcançar o objetivo comum. Os líderes são apaixonados por sua visão e contagiam os outros com sua energia para alcançá-la.

Referência como exemplo para os liderados

A liderança bem-sucedida cria uma visão clara do que a organização pode alcançar. Os líderes fornecem um roteiro descrevendo as etapas e os recursos de que a empresa precisa para chegar ao destino preferido. Com isso, servem de referência aos colaboradores.

Os líderes ajudam os colaboradores a se destacarem em seu trabalho, expressando confiança em suas habilidades. Eles ouvem as preocupações dos funcionários sobre seu trabalho, fornecem feedback positivo e garantem que o ambiente traga o melhor deles.

Como ser um bom líder? 5 passos

O líder deve sempre procurar oportunidades para expandir suas habilidades. Isso valer para alguém que acaba de assumir um papel de liderança ou para um líder experiente. Dedicar um tempo para revisar componentes-chave que fazem um bom líder é fundamental.

Com isso, o líder pode identificar áreas para melhorar e se tornar um profissional ainda melhor para sua equipe. Vamos ver o que é essencial para ser um bom líder, sejam qualidades importantes ou aquilo que torna o gestor uma referência aos colaboradores.

Esteja sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades

Para melhorar sua liderança é preciso fazer um esforço para obter novas habilidades e melhorar as existentes. Considere enviar uma pesquisa anônima para seus funcionários, pedindo-lhes para destacar seus cinco principais pontos fortes e fracos como líder.

Você também pode participar de programas de certificação para aprender sobre novas táticas de liderança. Além disso, leia artigos acadêmicos, relatórios de concorrentes e notícias para descobrir se existem maneiras de melhorar sua liderança.

Desenvolva uma relação de confiança com sua equipe

Ser um bom líder significa proporcionar melhorias na confiança dos funcionários no dia a dia do ambiente profissional. O líder deve elogiar seus funcionários por seu trabalho árduo e lembrá-los por que eles são importantes para sua organização. 

Líderes que não expressam sua gratidão podem ter o efeito oposto em seus funcionários. Um bom líder pode criar uma cultura positiva no local de trabalho que promova fortes relações de trabalho e produtividade. Isso é fruto direto de uma relação de confiança real.

Seja um bom comunicador

Um bom líder é comunicativo com seus funcionários, o que significa que eles são hábeis em comunicação verbal, não verbal e escrita. Eles devem ter a capacidade de usar suas habilidades para comunicar ideias importantes a seus funcionários.

Precisam ainda ouvir reclamações ou ideias e enviar e-mails ou memorandos descrevendo detalhes do trabalho. Os líderes devem ser comunicativos, pois isso pode determinar se os funcionários têm ou não instruções claras sobre como realizar um projeto ou procedimento.

Seja flexível e adaptável a novas realidades

Um bom líder tem visão de futuro. Isso significa que ele está sempre focado em como as ações atuais afetam o futuro da empresa. Um líder ajuda a empresa a se adaptar às mudanças e identificar maneiras de melhorar os processos internos e externos.

Os melhores líderes também são proativos. Isso vale, por exemplo, para a criação de novos programas de treinamento, investindo em novas tecnologias. Ou ainda adaptando seu modelo de negócios para lidar com as mudanças projetadas para o setor.

Mire sempre a solução e não o problema

Os funcionários precisam de um líder que os encoraje a fazer melhor e permaneça otimista durante as mudanças no local de trabalho. Ao se esforçar para apresentar uma atitude positiva, o líder também pode incutir a mesma mentalidade em seus funcionários.

Isso inclui ter sempre foco na solução. Quando estão diante de um problema, há pessoas que buscam um culpado e aquelas que buscam uma solução. Como líder, é fundamental se concentrar na resolução de problemas e compartilhar com todos os aprendizados disso.

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Conclusão

Ser um líder não é dar ordens ou obter conformidade, e nem construir relacionamentos individuais com os funcionários. Ser um grande líder tem tudo a ver com a construção de uma cultura sólida. Uma que ajude a equipe a crescer e realizar seu verdadeiro potencial.

Não porque os colaboradores precisam, mas porque eles querem. Porque eles estão comprometidos com a sua causa. Sem exagero algum, um grande líder de equipe pode ser a diferença entre uma equipe de alto desempenho e uma ineficaz.

Imagine uma equipe em que o líder incentiva cada pessoa a fazer seu melhor trabalho e os ajuda-a a se desenvolver profissionalmente. Além disso, fornece clareza em meio a mudanças de prioridades e confia nelas para cumprir as responsabilidades do trabalho.

Agora imagine uma equipe onde o líder menospreza as pessoas, microgerencia seu trabalho, retém informações e as coloca umas contra as outras. Qual desses dois grupos de profissionais você acha que é mais provável que seja uma equipe de alto desempenho?

A capacidade de um líder de equipe de realmente motivar, inspirar, orientar e treinar seus colaboradores pode afetar tudo numa organização. Isso vai desde o engajamento e o desenvolvimento dos funcionários até a retenção e a produtividade.

Além disso, pesquisas mostram que um líder tem o impacto mais direto e significativo na experiência das pessoas da equipe. Ter as habilidades certas na liderança pode determinar a rapidez com que integrantes de um time desenvolva novas habilidades.

Também se reflete em como os colaboradores se sentem incluídos e apoiados e quão criativas ou inovadoras são as soluções da equipe. Investir no desenvolvimento de liderança pode ajudar as equipes, e as organizações, a realmente se destacar.

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