Feedback: entenda a sua importância, os tipos e como aplicar

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Você sabe o que é feedback e os impactos dele na cultura organizacional? Feedback é uma crítica construtiva ou elogio ao desempenho de um indivíduo, equipe ou projeto. No local de trabalho, trata-se de um método útil para melhorar as habilidades dos funcionários, a comunicação, os relacionamentos, o clima organizacional e o sucesso de uma organização.

Aprender sobre a importância do feedback pode incentivar os profissionais a aproveitar esse método e usá-lo para melhorar o ambiente de trabalho, seu desempenho e de outros integrantes da equipe. Os funcionários não querem apenas feedback, eles anseiam por ele. De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, quase 60% dos funcionários preferem receber feedback todas as semanas ou até mesmo todos os dias.

Esse número aumenta entre os mais jovens. Afinal, para um profissional se desenvolver, cada vez mais é necessário entender o ponto de vista das outras pessoas ao redor. Por esse motivo, é fundamental que as organizações tenham certeza de que atendem a essa necessidade. Para melhorar o desempenho em uma organização, os líderes precisarão dar feedbacks.

Trata-se de uma maneira de dar às pessoas atualizações sobre como estão se saindo, incentivando e corrigindo ao longo do caminho. Dar feedback nem sempre é simples, e o feedback certo depende do momento adequado e dos tipos de feedback usados. Não se trata apenas de dar feedback, mas de usar um feedback eficaz.

De onde vem o feedback?

Feedbacks construtivos podem vir de qualquer pessoa dentro de uma organização. Isso varia de feedback dado por colegas, funcionários e líderes.

  • Feedback de colegas: é quando uma pessoa fornece feedback a um colega de trabalho quando eles estão no mesmo nível dentro da organização. Esse feedback pode ser descontraído ou, às vezes, extremamente franco.
  • Feedback dos funcionários: Também conhecido como feedback ascendente, este tipo é onde os subordinados dão feedback aos chefes. Ele pode envolver autoavaliação sobre seu desempenho ou uma opinião sobre como a administração está se saindo.
  • Feedback do supervisor: Envolve gerentes dando feedback para aqueles que estão abaixo deles na hierarquia da organização. Isso pode acontecer durante uma avaliação de desempenho ou pode ocorrer em um ambiente mais informal.
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Quais são os diferentes tipos de feedback?

O feedback em ambientes de trabalho inclui apreciação, orientação, incentivo, encaminhamento, treinamento, informal e formal. Embora não representem todos os tipos existentes, eles fornecem um bom ponto de partida para líderes que buscam entender os estilos de feedback e incorporá-los à cultura de sua equipe. Conhecer esses tipos pode ajudar os gestores a fornecer o tipo de feedback que funciona melhor com cada funcionário.

O líder que dá feedback positivo é alguém que mostra valorizar o desempenho de um colaborador. O trabalho duro não passa despercebido. Um feedback construtivo, de apreciação, pode atuar como fator de motivação para muitas pessoas. Esse tipo de feedback pode ser tão simples quanto reconhecer alguém por atingir um prazo difícil, ou pode entrar em detalhes, agradecendo pelo trabalho que eles colocaram em um projeto complexo.

Esse tipo de feedback funciona melhor quando é mais específico. Um genérico “bem feito” parece vazio e, quando usado com frequência, sem sentido. Detalhes tornam o feedback mais pessoal e dão ao colaborador um motivo para se orgulhar.

O feedback de orientação permite que os líderes não só elogiem os colaboradores, mas também ofereçam conselhos. Se combinado com feedback positivo, esse tipo pode fornecer uma correção suave sem parecer forçado ou rude. O feedback de orientação pode acontecer como sugestões de melhoria. Isso não significa que seja uma abordagem indireta porque dá ao colaborador a chance de fazer perguntas para esclarecimentos.

Tornar a orientação uma parte regular do feedback ajuda a condicionar os funcionários a sempre buscar novas maneiras de melhorar. Quando bem feito, as pessoas podem procurar ativamente por orientação, levando à automotivação. Gestores que utilizam esse tipo de feedback incorporam o papel de um líder, orientando as pessoas na direção certa sem exigir que elas sigam a linha. Desta forma, ocorre a diferença entre líder e chefe.

Semelhante aos anteriores, o feedback de incentivo é uma boa maneira de aumentar o moral, especialmente quando alguém está com dificuldades. Também se aplica a situações em que alguém está entrando em uma nova área pela primeira vez. Por exemplo, funcionários recém-contratados podem se sentir sobrecarregados ao iniciar seu trabalho. Com o feedback de incentivo, eles recebem um impulso extra que os diz para continuar. Falar sobre pontos positivos ajuda na motivação.

Erros acontecem, mas é nesses momentos que os diferentes tipos de feedback podem ser mais necessários. O feedback de encaminhamento olha para o futuro e não se fixa nos erros das pessoas. Isso não significa que os líderes tolerem os erros, mas eles entendem que trazer à tona constantemente o passado pouco ajuda alguém a melhorar.

Na verdade, isso pode realmente torná-los mais pessimistas e tirar sua confiança. Esse feedback fornece o contexto necessário para as pessoas, dando-lhes metas para trabalhar. Ele explica o “porquê” de muitas estratégias da empresa e identifica a parte de cada indivíduo nessas estratégias. O feedback de encaminhamento cultiva essencialmente os comportamentos que ajudarão as pessoas a alcançar novos patamares.

Ao dar feedback de treinamento, o líder agirá como um coach, planejando estratégias vencedoras que ajudem as pessoas a ver onde elas se encaixam em uma equipe. Em geral, o feedback de treinamento é mais formal do que outros tipos. Muitas vezes, envolve revisões regulares que combinam feedback de orientação com encaminhamento. Como um treinador estimulando os jogadores de uma equipe, os líderes podem inspirar por meio desse feedback, o que pode ajudar os funcionários a se tornarem mais eficazes em seus trabalhos e mantê-los longe de ações que possam impedir o alcance de seus objetivos.

Qualquer um dos estilos de feedback acima pode ser dividido ainda mais, como fornecê-los de maneira informal. O feedback informal tem várias vantagens, incluindo não ter que esperar por eventos agendados antes de fornecê-lo. É uma forma mais espontânea de feedback, que acontece no momento. Deve ocorrer durante a realização de negócios regulares. Segundo especialistas, o feedback deve aparecer na vida cotidiana, em um encontro no corredor, no final de uma reunião, tomando uma xícara de café.

Seja iniciando um negócio ou numa organização com uma longa trajetória, os líderes devem adotar uma política de dar feedback formal. Esse feedback acontece, por exemplo, durante uma avaliação de desempenho ou avaliação de trabalho. O feedback formal inclui o uso de informações detalhadas retiradas do trabalho de um funcionário, dando a ele uma visão mais completa de como está se saindo. É aqui que os líderes podem revisar se estão atingindo as metas estabelecidas e quão bem contribuem para a equipe.

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Nem todo feedback é eficaz. Os tipos citados acima em geral se enquadram como tipos de feedback positivos. No entanto, com muita frequência, o estilo de feedback que a maioria das pessoas recebe vem na forma de feedback negativo. Os líderes devem evitar usar esse tipo de feedback porque é menos provável que produza bons resultados. Pesquisas mostram que feedback negativo raramente leva a uma melhoria no desempenho.

Avaliação negativa

Com feedback negativo, erros e deficiências se tornam o foco, não o progresso e a melhoria. O feedback negativo está longe de ser construtivo, o que faz com que muitas pessoas se sintam menosprezadas e desencorajadas quando confrontadas com ele.Alguns podem até tomá-lo como um ataque pessoal, o que só pode levar a mais problemas como ressentimento, desengajamento e conflito. Enquanto algumas pessoas podem receber feedback negativo e transformá-lo em melhores resultados, a maioria acaba se sentindo mal consigo mesma. Evite o feedback negativo tanto quanto possível

Qual o melhor tipo de feedback?

Escolher os tipos certos de feedback na comunicação depende em grande parte do indivíduo que recebe o feedback e do contexto. Nenhum estilo único se adapta a cada situação ou pessoa, de modo que os líderes capazes precisam se adaptar, às vezes rapidamente. Ao usar o feedback correto no momento certo, os líderes podem ajudar as pessoas a ver seu valor na organização.

Isso pode levar a maiores sentimentos de motivação e ajudar a melhorar o desempenho geral. Pode até levar a uma melhor retenção de funcionários . Escolher o tipo de feedback certo é apenas mais uma ferramenta no arsenal de um líder e, com a prática, pode se tornar eficaz.

Por que o feedback é importante no local de trabalho?

Para entender a relevância do feedback no local de trabalho, considere estes benefícios que ele oferece:

  • Mostra aos funcionários que a empresa os valoriza;
  • Ajuda os profissionais a melhorar e desenvolver habilidades;
  • Melhora a liderança dentro de uma organização;
  • Reduz riscos relacionados a projetos e segurança;
  • Envolve os funcionários;
  • Melhora o relacionamento entre funcionário e gerente;
  • Melhora o ambiente de trabalho;
  • Fornece responsabilidade para gerentes e funcionários;
  • Cria oportunidades de aprendizado;
  • Ajuda os gestores a comunicar as expectativas;
  • Motiva os integrantes da equipe;
  • Contribui para o crescimento do negócio.

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