Avaliação de desempenho: por que é uma ferramenta valiosa

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Importante ferramenta para a gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é um processo usado pelas organizações para fornecer feedback aos colaboradores sobre sua performance no trabalho e documentar formalmente o desempenho. Embora as organizações determinem seus próprios ciclos de avaliação, a maioria realiza avaliações de desempenho uma vez por ano.

As organizações usam avaliações de desempenho como um instrumento para documentar o desempenho de um funcionário ao longo do tempo. Essas avaliações variam significativamente em estrutura e formato entre indústrias e organizações. Elas podem incluir escalas de classificação, listas de verificação de autoavaliação, observações formais ou tarefas de desempenho.

Em geral, pelo menos uma parte da avaliação de desempenho de um funcionário inclui uma revisão das métricas de resultado ou progresso em relação a metas previamente identificadas. O desempenho no trabalho de um funcionário tem um impacto significativo em sua longevidade e mobilidade ascendente dentro de uma organização. A avaliação pode contribuir com isso e assim é esperado.

Além disso, a avaliação de performance dos colaboradores é fundamental para que o setor de recursos humanos possa tomar decisões mais assertivas no dia a dia e buscar pontos de melhoria para as equipes. A avaliação de performance é uma maneira de indicar para cada colaborador que a organização busca aprimorar suas equipes e o trabalho como um todo. Para isso, no entanto, é necessário sempre informar a todos os objetivos de se fazer a avaliação.

Quais são os benefícios das avaliações de desempenho?

As avaliações de desempenho dos colaboradores apresentam diversos benefícios potenciais para funcionários e empregadores. Para os colaboradores, algumas das vantagens das avaliações de desempenho incluem:

Crescimento e desenvolvimento 

As avaliações de desempenho fornecem um tempo dedicado para que os gerentes se concentrem no desempenho individual e nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos integrantes da equipe. Este é um momento ideal para os funcionários discutirem seus salários, metas de carreira e aprenderem o que precisam fazer para atingir essas metas.

Ao identificar pontos fortes e áreas para melhorias, empregadores e funcionários têm a oportunidade de desenvolver um plano de crescimento que expande as habilidades do colaborador e beneficia a organização. Isso pode abrir portas para o avanço e a obtenção de objetivos de carreira de longo prazo.

Visibilidade da liderança sênior

Pode haver integrantes da gerência de nível sênior que não sejam facilmente acessíveis e não tenham interação frequente com os colaboradores. O processo de avaliação de desempenho pode fornecer informações a esses líderes sobre a força de trabalho, incluindo quem são os de melhor desempenho e onde oferecer suporte a oportunidades promocionais.

Possibilidade de aumento de salário ou bônus

Em algumas organizações, aumentos salariais com base no mérito ou bônus são concedidos aos funcionários com bom desempenho nas avaliações. Uma boa avaliação de desempenho também pode levar a oportunidades de progresso dentro da organização. Isso pode incluir avanço formal por meio de uma promoção ou atribuição de responsabilidades de liderança.

Comunicação aprimorada

A natureza estruturada da avaliação de desempenho de um funcionário se presta a uma comunicação produtiva. Tanto para o reforço positivo quanto para a crítica construtiva, essa ferramenta possui mecanismos para orientar a conversa e fornecer feedbacks bem específicos.

Isso tem a capacidade de aliviar as tensões ao discutir algo desafiador, por exemplo. Em alguns casos, esse processo também abre caminho para que também haja uma comunicação mais significativa fora do processo de avaliação.

Mas não apenas os colaboradores que saem ganhando com um processo de avaliação de desempenho bem planejado e desenvolvido. Alguns dos benefícios desses dispositivos para os empregadores incluem:

Incentivo ao trabalho do colaborador

Com o ritmo cada vez mais acelerado presente em muitas organizações, uma avaliação de desempenho do colaborador pode ser uma das poucas vezes em que os empregadores conseguem fornecer feedback positivo estruturado e reforço a seus funcionários.

Essa iniciativa aumenta o moral das equipes, mostra a eles o que continuar fazendo e ajuda a construir um relacionamento positivo entre o empregador e o funcionário. Isso pode contribuir para minimizar a rotatividade de talentos, pois os colaboradores identificam maneiras claras de valorizar seu trabalho.

Práticas de contratação informativas

As avaliações de desempenho dos funcionários, quando consideradas em sua totalidade, podem oferecer informações valiosas sobre práticas anteriores de recrutamento e/ou contratação e informar práticas futuras.

Por exemplo, se uma organização perceber uma tendência de funcionários com habilidades subdesenvolvidas em uma determinada área, ela poderá adicionar itens de triagem adicionais para esse conjunto de habilidades no processo de contratação.

Avaliar o número de pessoas que provavelmente serão retidas e o número que provavelmente será dispensado como resultado de sua avaliação informa a extensão e a natureza do recrutamento necessário para recontratar.

Obtenção de feedback para todos

Uma reunião de avaliação de desempenho não serve apenas para um líder dar feedback aos colaboradores. Trata-se de uma boa oportunidade para que os gestores possam obter feedback sobre seu desempenho com os integrantes da equipe.

O líder tem a chance de entender quais são suas lacunas e o que mais ele pode fazer para melhorar o desempenho dos integrantes de sua equipe e ser um bom mentor para eles. É um excelente momento para todos se aprimorarem.

Proteção contra ações

Em situações em que funcionários atuais ou antigos estão entrando com uma ação legal contra uma organização, é muito importante ter uma documentação clara do desempenho desse funcionário.

Isso é especialmente relevante em situações em que um funcionário é demitido ou rejeitado para uma promoção. Nesses casos, a avaliação de desempenho pode servir como evidência objetiva que confirma a tomada de decisão da empresa.

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Conheça alguns métodos de avaliação de desempenho

Existem diversos métodos de avaliação de desempenho. O uso de apenas um método de avaliação de desempenho pode ajudar uma organização a obter apenas informações unilaterais, mas usar vários métodos pode ajudar na obtenção de insights de várias perspectivas, o que será fundamental na formação de uma decisão imparcial e centrada no desempenho.

Autoavaliação

Este é um método eficiente para começar com as avaliações dos funcionários. A autoavaliação é quando se espera que um funcionário se classifique usando perguntas de múltipla escolha ou abertas, tendo em mente alguns critérios de avaliação. Depois de conduzir a autoavaliação, a gerência tem a oportunidade de avaliar um funcionário de forma justa, considerando seus pensamentos sobre seu desempenho.

A gestão de uma organização pode comparar a autoavaliação de cada funcionário com a avaliação que seu gestor faz, o que torna o processo de avaliação de desempenho eficaz. A lacuna entre as classificações autoavaliadas e as classificações do supervisor pode ser discutida para manter um bom nível de transparência.

Avaliação 360 graus dos funcionários

Neste método de avaliação de desempenho, um colaborador é avaliado em função das evoluções por ele realizadas dentro da equipe e também com equipes externas. Para que exista um cenário mais completo, as contribuições de supervisores de diferentes departamentos são consideradas juntamente com a avaliação feita por supervisores diretos e colegas imediatos também.

Dessa maneira, no caso do feedback 360 graus, cada funcionário é avaliado pelo trabalho realizado de acordo com a descrição de seu cargo, bem como o trabalho realizado por ele em associação com outras equipes.

Escala de classificação gráfica

Este é um dos métodos de avaliação mais utilizados pelos supervisores. Valores numéricos ou de texto correspondentes a valores de “ruim” a “excelente” podem ser usados ​​nessa escala, e a avaliação paralela de vários integrantes da equipe pode ser realizada usando essa escala gráfica.

As habilidades, experiência, conduta e outras qualidades dos funcionários, em comparação com outras pessoas em uma equipe, podem ser avaliadas. É importante fazer com que cada funcionário entenda o valor de cada item da balança em termos de sucesso e fracasso. Esta escala deve idealmente ser a mesma para cada funcionário.

Listas de verificação de desenvolvimento

Cada organização tem um roteiro específico para cada funcionário para seus desenvolvimentos, bem como o comportamento demonstrado. Esse método de manter uma lista de verificação para desenvolvimento é um dos métodos de avaliação de desempenho mais diretos.

Esta lista de verificação contém várias perguntas do tipo “sim” ou “não”, cujas respostas precisam ser positivas. Caso contrário, o funcionário precisa de algum treinamento de desenvolvimento nas áreas em que precisa melhorar.

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Como usar a avaliação de desempenho?

O feedback dos funcionários que a organização coletará de suas pesquisas de avaliação de desempenho refinará os programas de treinamento, planejamento de sucessão e iniciativas de aprendizado.

Autoavaliação

Em pesquisas de autoavaliação, a organização deve pedir a seus funcionários que se classifiquem com base no desempenho no trabalho. Nessas pesquisas de autoavaliação, é possível cobrir aspectos como gerenciamento de metas, vontade de assumir responsabilidades adicionais, requisitos de treinamento, etc.

Avaliação da equipe

Nas pesquisas de avaliação de equipe, a organização pode obter informações sobre o que a administração pensa sobre o desempenho individual e da equipe. Pesquisas de autoavaliação de funcionários, avaliações por competência e pesquisas de avaliação de gerentes devem ser utilizadas para encontrar necessidades de treinamento e qualificação sobrepostas e prosseguir com as iniciativas de treinamento adequadas.

Avaliação do gerente

A avaliação de desempenho do gerente é necessária para ver o que os integrantes da equipe pensam de seu supervisor. Eles são bons mentores e líderes? As expectativas são transmitidas com clareza?

As metas dos funcionários e as metas da equipe estão alinhadas com as metas organizacionais? A organização deve usar esse tipo de avaliação para avaliar a eficácia dos gerentes.

Necessidades de treinamento e desenvolvimento

É crucial que os funcionários sintam que as iniciativas de aprendizado e desenvolvimento deles são saudáveis ​​e que as necessidades de treinamento e desenvolvimento de carreira serão atendidas.

Como eles podem aprimorar suas habilidades para a próxima função e como a organização os ajudará nisso? Os funcionários são questionados sobre suas necessidades de treinamento, qualificação e requalificação? Essas perguntas cruciais serão úteis para refinar e renovar os programas de treinamento e desenvolvimento.

Novas capacidades de função

Alguns funcionários passarão para novas funções com responsabilidades mais altas. Muitos passarão para funções de gerenciamento e funções de gerenciamento de equipe e precisam estar prontos para isso.

Eles têm o conjunto de habilidades necessárias para o trabalho? Eles requerem treinamento adicional? Seus colegas, superiores e subordinados sentem que são a pessoa certa para a função? A organização deve usar essas perguntas para avaliar se a adequação é ideal para as equipes envolvidas e para a organização.

Dicas para um processo de bom avaliação de desempenho

  • O supervisor deve evitar ser muito negativo ou positivo com os funcionários e expressar descontentamento da maneira mais positiva possível.
  • É altamente recomendável que um gestor prepare uma lista de temas gerais para discutir com o integrante da equipe, pois uma discussão de avaliação é ideal para todos os temas que ficam sem discussão ao longo do ano.
  • Todo gestor deve comunicar os planos futuros do funcionário à organização na reunião de avaliação de desempenho.
  • O supervisor deve sempre terminar o processo de avaliação com uma observação positiva.

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