Teste DISC: o que é e como funciona uma avaliação comportamental DISC

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As avaliações comportamentais são reconhecidas como ferramentas de enorme valor para quem é responsável pela gestão de pessoas em uma organização. Para profissionais de recursos humanos e gestores de equipes, por exemplo, é fundamental compreender como as atitudes e maneiras de agir dos colaboradores podem impactar no dia a dia de trabalho, no clima organizacional e nas relações entre colegas.

Dentre as alternativas existentes, a metodologia DISC é a avaliação comportamental mais difundida, em razão da sua versatilidade e eficiência. Cada vez mais, o setor de RH ganha um papel preponderante na trajetória de sucesso de uma organização. Nesse sentido, as avaliações comportamentais são fundamentais no ambiente de trabalho. Mas como funciona o método DISC e em que situações uma organização pode fazer uso dos resultados do teste DISC?

Entendendo as origens do conceito DISC

Ainda na década de 1950, os psicólogos norte-americanos Abraham Maslow e Frederick Herzberg desenvolveram o conceito de gestão comportamental com base nos perfis de comportamento das pessoas. Após muitos anos de pesquisas, Maslow e Herzberg criaram teorias sobre os objetivos humanos, motivação e comportamento, algo que influenciaria a maneira como as organizações conduzem a gestão de pessoas.

Numa organização, a gestão comportamental apoia os líderes a definir de maneira mais eficiente os cargos e também contribui para o aumento da produtividade. Além disso, ela tem um papel relevante em processos de recrutamento e seleção, ao torná-los mais assertivos. Isso ocorre porque é possível adequar as competências de um profissional às demandas da organização, o que favorece todos os envolvidos: empresa e funcionário.

Mas como os perfis comportamentais funcionam na prática? Em primeiro lugar, é necessário compreender o que é a metodologia DISC, conceito criado para explicar as reações emocionais do ser humano. Essa teoria, desenvolvida na década de 1920 por William Moulton Marston, no livro Emoções das Pessoas Normais, defende que cada indivíduo deve ser avaliado segundo seu perfil predominante de comportamento.

Ainda segundo a teoria de Marston, nenhuma pessoa é superior à outra, somente possuem habilidades socioemocionais distintas. De acordo com o conceito, DISC é um acrônimo que representa os quatro principais perfis de personalidade descritos no modelo:

  • Dominância
  • Influência
  • Estabilidade (stability, na sigla em inglês)
  • Cautela ou conformidade

Vejamos algumas características do DISC:

  • Pessoas com personalidade D enfatizam a obtenção de resultados e em “ver o quadro geral”. Eles são confiantes, às vezes contundentes, francos e exigentes.
  • Já indivíduos com personalidade I colocam ênfase em influenciar ou persuadir os outros. Eles tendem a ser entusiasmados, otimistas, abertos, confiantes e enérgicos.
  • Quem tem personalidade S enfatizam a cooperação, sinceridade, confiabilidade e lealdade. Eles também tendem a ter disposições calmas e deliberadas e não gostam de ser apressados.
  • Por fim, pessoas com personalidade C tendem a colocar ênfase na qualidade e precisão, conhecimento e competência. Eles gostam de sua independência, exigem detalhes e muitas vezes temem estar errados.

Cada perfil (dominância, influência, estabilidade e conformidade) possui pontos fortes e vulneráveis. Nenhum estilo DISC é “melhor” do que o outro, e todas as pessoas usam cada um dos quatro estilos em suas vidas diárias. O DISC simplesmente ajuda a descobrir qual estilo um indivíduo tende a gravitar mais, o que pode ser traduzido como a sua zona de conforto.

Com esse conhecimento, é possível entender suas tendências e preferências subjacentes e adaptar seus comportamentos para interagir com os outros de forma mais eficaz.

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De que maneira uma organização aplica o DISC?

Uma ferramenta comportamental como o DISC pode ser utilizada de diversas maneiras no dia a dia de uma organização. Na hora de contratar novos talentos, por exemplo, o profissional de recursos humanos pode recorrer à avaliação de perfil comportamental DISC durante o processo seletivo. Nessa fase, a metodologia é usada para testar a adequação de um candidato a uma determinada função e à cultura da empresa.

Com isso, a ferramenta avalia os traços de personalidade, motivações e hábitos comportamentais de um candidato para prever suas probabilidades de êxito no trabalho. Além disso, a avaliação comportamental DISC no ambiente profissional mede o desempenho de um indivíduo para indicar suas tendências em áreas de especialização, hábitos comportamentais, motivação e trabalho em equipe.

Os testes DISC podem fornecer aos executivos, à área de RH e aos gerentes insights orientados por dados. Tais percepções servem para direcionar uma variedade de decisões com base nos projetos e no capital humano da organização a fim de obter resultados considerados ideais.

Sempre pensando no papel do gestor de pessoas, o teste DISC é algo que pode ser aplicado para compreender se determinado colaborador tem mais afinidade com uma tarefa ou função específica a partir de seus traços de comportamento.

Por outro lado, o objetivo do perfil DISC é verificar como os funcionários podem agir em determinadas situações com base em como compreendem o mundo. O DISC também pergunta aos colaboradores sobre seus gostos, aquilo que não gostam, aspirações, medos, habilidades e desafios e, em seguida, os mapeia para situações no local de trabalho.

Por exemplo, um indivíduo que aprecia uma rotina previsível tende a ser mais bem sucedido em uma função administrativa do que alguém que prefere mudanças constantes.

A importância do DISC para o setor de recursos humanos

Quando pensamos no departamento pessoal de uma organização à procura de um novo colaborador no mercado de trabalho podemos imaginar como uma avaliação de perfil comportamental como DISC pode ser um instrumento eficaz nessa tarefa.

Como um dos pilares da gestão de pessoas é procurar o aumento da produtividade e gerir conflitos tudo fica mais fácil quando os profissionais de RH conhecem melhor o comportamento de cada colaborador e seu modo de agir. Nesse ponto, a gestão comportamental proporcionada pela metodologia DISC é fundamental.

Muito além do ato de contratar ou desenvolver um plano de cargos e salários, o setor de RH deve zelar pelo ambiente saudável da empresa. Entre suas muitas funções, a área de recursos humanos é essencialmente um guardião que visa melhorar o ambiente enquanto busca reduzir o conflito organizacional. Cuidar dos funcionários é vital, uma vez que o conflito pode acabar com o trabalho de equipe e tornar o ambiente corporativo tóxico.

Nesse sentido, olhar de maneira cuidadosa para a organização como um todo faz parte das atribuições do departamento de recursos humanos. Cada integrante desse setor é responsável pela busca da melhoria do clima organizacional.

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Benefícios da utilização do DISC

Com base nos resultados de uma avaliação DISC, é possível concluir, por exemplo, se a força de trabalho da organização possui mais indivíduos pacientes, analíticos ou reativos. Com isso, existe a possibilidade de formar um grupo mais consistente e estável.

Ao ser aplicada, a DISC pode indicar, por exemplo, como um indivíduo responde a desafios, como influencia os outros, qual é o ritmo preferido dele e como responde a regras e procedimentos. A ferramenta mede tendências e preferências, ou padrões de comportamento, sem realizar julgamento de valor ou se alinhar com um conjunto de habilidades ou classificação de trabalho. Portanto, é correto afirmar que a DISC é uma ferramenta que propõe um diálogo. A ideia não é determinar um diagnóstico.

Além disso, o DISC ajuda a construir relações de trabalho mais fortes e eficazes. Isso se dá em decorrência de alguns ganhos diretamente relacionados ao uso de uma avaliação de perfil comportamental. São eles:

  • Aumento da autoconsciência: uma mudança construtiva começa com o autoconhecimento. Os perfis do DISC mostram como o indivíduo responde ao conflito, o que o motiva ou o estressa e como ele resolve problemas.
  • Melhorias do trabalho em equipe: as equipes são onde as coisas são feitas no local de trabalho moderno. Os perfis DISC ensinam como melhorar a comunicação e a compreensão entre os integrantes de uma equipe.
  • Reconfiguração dos conflitos: os perfis DISC podem transformar o conflito em um exercício positivo e produtivo que ajuda a organização a avançar com uma certa dose de ousadia.
  • Fortalecimento de habilidades: os perfis DISC também podem ajudar a melhorar a eficácia da área de vendas. Compreender e adaptar-se aos estilos dos clientes é essencial para se conectar em um nível humano e ver um ao outro “olho no olho”.
  • Gerenciamento mais eficiente: os líderes se tornam mais eficazes naturalmente quando entendem as disposições e os estilos de trabalho preferidos de seus funcionários e outros integrantes da equipe.
  • Treinamento sem julgamento: ninguém gosta de ser julgado. Os perfis do DISC nivelam o campo de atuação, fornecendo aos treinadores e estagiários as informações sem julgamento de que precisam para treinar de forma mais eficaz.

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