Diversidade e inclusão nas empresas: sua importância e como promover

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Os termos diversidade e inclusão estão cada vez mais em alta e descrevem a composição de uma força de trabalho. Mas também dizem respeito às políticas e processos ​​para garantir que todos os funcionários tenham acesso igual às oportunidades numa empresa.

O objetivo final é garantir justiça e equidade para todos os colaboradores. Isso de modo independente de características como sexo, etnia, nacionalidade, orientação sexual e idade. No entanto, diversidade e inclusão não são um destino, mas um processo contínuo.

Com uma política de diversidade e inclusão bem elaborada, uma empresa pode tomar decisões melhores e mais justas na fase de recrutamento. Mas é capaz ainda de promover um ambiente mais saudável, onde os funcionários se sintam ouvidos e apoiados.

Embora diversidade e inclusão sejam agrupados como uma coisa só, há diferença entre os termos. Diversidade descreve as maneiras pelas quais somos diferentes. Um local de trabalho diversificado é composto por pessoas de uma ampla variedade de experiências.

Mas só porque um local de trabalho é diverso não significa necessariamente que também seja inclusivo. A inclusão descreve o poder que os funcionários têm para tomar decisões e exercer influência. E isso é algo que faz total diferença.

Uma empresa focada em ser inclusiva garantirá que todos os funcionários possam participar plenamente da organização. Ou seja, os trabalhadores devem sentir que suas vozes estão sendo ouvidas e que têm o mesmo acesso que seus colegas às oportunidades.

O que é diversidade e inclusão nas empresas?

O que é um local de trabalho diversificado e inclusivo? É aquele em que todos se sentem igualmente envolvidos e apoiados em todas as áreas da empresa. Isso, independentemente de quem sejam ou do que façam na organização. A parte “todas as áreas” é importante.

Imagine uma empresa qualquer. Será que ela tem diversidade no recrutamento, em cada um de seus departamentos e em sua liderança? Ou tem um local de trabalho onde 50% dos funcionários são mulheres, mas 0% de suas mulheres são gerentes?

Essa organização possui uma boa representação de funcionários negros em geral, mas todos eles estão no mesmo departamento? Perguntas como essas são capazes de revelar a verdadeira diversidade e inclusão no local de trabalho.

Diferença entre a diversidade e a inclusão

Nos últimos anos, é muito comum ver os termos diversidade e inclusão aparecerem juntos. Os dois conceitos são interconectados, mas estão longe de serem intercambiáveis. Diversidade é sobre representação ou composição de uma entidade.

A inclusão é sobre como as contribuições, presença e perspectivas de diferentes grupos de pessoas são valorizadas e integradas num ambiente. Pense num local onde há muitos gêneros, raças, nacionalidades, orientações e identidades sexuais diferentes.

Porém, nesse lugar, só as perspectivas de certos grupos são valorizadas ou carregam qualquer autoridade ou influência. Esse ambiente pode ser diverso, mas não é inclusivo. Logo, diversidade e inclusão vai além de políticas, programas ou número de funcionários.

Principais grupos de pessoas ligadas ao tema da diversidade e inclusão nas empresas

A diversidade no local de trabalho pode assumir muitas formas diferentes. Cada tipo de diversidade pode trazer diferentes perspectivas e habilidades para o ambiente profissional. Listamos os principais grupos ligados ao tema que as organizações devem ter em mente.

Idade

Várias gerações estão empregadas na força de trabalho. Cada uma tem suas diferenças definidas pela época em que nasceram e pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que viveram. Essas diferenças representam desafios para indivíduos entre gerações.

Isso pode se transformar em viés inconsciente e preconceito de idade. Alguns estereótipos levam empregadores e colegas a acreditar que há lacunas de habilidades em determinadas gerações. Isso pode impedir que certas faixas etárias se destaquem numa organização.

Etnia/raça

A etnia é diferente da raça. Em vez de fatores biológicos, a etnia é baseada em comportamentos aprendidos. Está associada à cultura, história, nacionalidade, herança, costumes, idioma, ancestralidade e origem geográfica. Exemplos incluem latino ou judeu.

Diferentemente da etnia, a raça é biologicamente determinada. Exemplos de raça incluem branco, negro, índio, asiático, entre muitas outras. O conceito de diversidade no local de trabalho é entender e respeitar as diferenças entre as pessoas, o que inclui etnias e raças.

Gênero

De acordo com dados de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do Brasil é composta por 51,1% de mulheres e 48,9% de homens. No entanto, elas ocupavam apenas 37,4% dos cargos gerenciais no país, segundo dados de 2020.

Este é um dos tipos mais evidentes de diversidade. Ter uma cultura com diversidade de gênero não é uma questão de número de mulheres e homens na empresa, mas de igualdade. A disparidade salarial entre homens e mulheres é um ponto a ser combatido.

Orientação sexual

A orientação sexual é um assunto pessoal. Mas os funcionários devem se sentir seguros para expressar sua sexualidade com colegas sem enfrentar discriminação ou assédio. A organização deve garantir a segurança de pessoas pertencentes a minorias sexuais.

A comunidade LGBTQ+ compreende pessoas de várias origens, interesses e, portanto, enfrenta muitos desafios no trabalho. Um ambiente profissional igualitário aumenta a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários.

Pessoas com deficiência (PCD)

A contratação de pessoas com deficiência (PCD) tem dois aspectos relevantes. O cumprimento da legislação sobre o tema, e a inclusão. Segundo o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros, 24% da população, declararam ter algum grau de deficiência. 

A lei considera deficiência aquela com a qual o indivíduo nasceu ou que foi adquirida, seja por meio de um acidente ou de uma doença, por exemplo. Trata-se ainda de uma condição permanente, ou seja, não é curável. Pode ser física, auditiva, visual, mental ou múltipla.

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A importância da diversidade e inclusão nas empresas

Existem muitas razões pelas quais a diversidade e a inclusão são importantes no local de trabalho. Por exemplo, trata-se de algo saudável para a cultura da empresa. Construir uma força de trabalho que se desafie a olhar o mundo de maneira diferente leva ao crescimento.

A diversidade pode ajudar a criar uma cultura que promova a liberdade e a solidariedade. Também torna a empresa mais atraente para mais pessoas, de novas contratações a clientes. As organizações não podem ignorar esses aspectos de seus negócios.

Ser uma empresa que investe na diversidade promove novas ideias e inovações. Quando conversamos com pessoas de diferentes formações, abrimos a porta para aprendizado e perspectivas. Isso é um grande catalisador para criatividade e solução de problemas.

Também é uma ótima maneira de evitar o pensamento de grupo e criar um ambiente que aceite a inovação. Quando contratamos pessoas com uma variedade de habilidades, experiências e origens culturais, criamos um lugar onde novas ideias podem nascer.

Quando todos pensam da mesma forma, buscar inovações para o seu produto ou empresa pode ser difícil. Assim, a diversidade ajudará sua empresa a se destacar da concorrência.

Reunir essas novas ideias e perspectivas pode ajudar a atender melhor os clientes.

A diversidade e a inclusão no local de trabalho promovem uma cultura de empatia. Quando trabalhamos com muitas pessoas diferentes, aprendemos a nos comunicar melhor com outras pessoas. Essa é uma ótima maneira de atender melhor os clientes.

Seja por meio do marketing, atendimento, produto ou serviço, a diversidade ajuda as empresas a adquirir habilidades para se comunicar com mais eficiência. Isso aumenta a satisfação do cliente, ajudando a organização a ampliar negócios e crescer mais.

Diversidade e inclusão aprimoram a experiência do funcionário. Empresas com equipes mais diversificadas têm uma taxa de rotatividade menor do que organizações que não são diversificadas. As pessoas querem ficar nas empresas que as incentivam a crescer.

Há estudos sobre a conexão entre diversidade étnica e de gênero no trabalho e maiores lucros. Foi descoberto que quanto mais diversificada for uma empresa nessas categorias, maior a probabilidade de superar outras empresas financeiramente.

A diversidade leva a um crescimento mais notável da empresa. Uma organização mais diversa atrai os melhores talentos, melhora a retenção, aumenta a inovação, melhora a satisfação do cliente e melhora sua cultura. Trata-se, portanto, de algo estratégico.

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Dados sobre diversidade e inclusão nas empresas

Um estudo divulgado em 2022 pela consultoria Deloitte mapeou a representatividade nas empresas brasileiras. Das 374 organizações ouvidas no relatório Diversidade, Equidade e Inclusão (a sigla DE&I), 94% veem benefícios aos negócios nas práticas ligadas ao tema.

Para a maioria das empresas, ações de DE&I são parte essencial de suas estratégias. Do total, 94% indicaram que tais iniciativas apoiam a inovação, e para 93% delas, isso gera valor aos negócios. Uma maior retenção de talentos foi apontado por 91% das empresas.

A cada 10 empresas, 9 acreditam que as práticas aprimoram a qualidade da força de trabalho. A pesquisa indica que há interesse pelo tema. Mas, na prática, apenas 22% delas oferecem ao menos um benefício específico para promover a DE&I a seus colaboradores.

De todas as organizações, somente um pouco mais da metade delas, 55%, considera realmente as ações de DE&I uma prioridade. A pesquisa indicou ainda uma considerável discrepância entre os grupos minoritários nas organizações.

Dentre os cargos de liderança e conselho, as mulheres são o grupo minoritário que está melhor representado. Das empresas consultadas, 83% possuem mulheres ocupando essas funções. Porém, os demais grupos subrepresentados ainda tem baixa participação.

Somente 38% das organizações têm líderes ou conselheiros com mais de 50 anos. A taxa cai para 33% quando consideramos a diversidade de raças ou etnias. E se reduz para 28% com profissionais LGBTQIA+ e apenas 10% com pessoas com deficiência (PCD).

Embora as organizações tenham indicadores de diversidade, o levantamento mostra que a participação de grupos de minorias é mais numérica do que estratégica. Ainda faltam mais iniciativas em relação a programas de inclusão, benefícios, impactos à reputação, etc.

Das participantes do estudo, 33% eram do setor de serviços, 12% de alimentos, bebidas e agronegócio, 10% de telecomunicações e tecnologia da informação. Outras 9% eram da área de infraestrutura, 6% atividades financeiras, 6% transporte, 6% mineração e petróleo.

Para especialistas, o estudo indica a importância crescente dada ao tema, sobretudo pelas novas gerações. O desafio no local de trabalho inclui promover um ambiente onde os profissionais possam desenvolver todo o seu potencial e que valorize a diversidade.

Outro item é a necessidade de aproximar mais a estrutura formal de diversidade das instâncias de decisão superiores, como presidência e conselho. Isso é vital para ter iniciativas mais estratégicas e que ocorram em toda a organização.

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Como promover a diversidade e inclusão nas empresas?

Para que as práticas de diversidade sejam bem-sucedidas, a organização precisa facilitar uma cultura de trabalho inclusiva. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as empresas podem construir ou melhorar seus programas de diversidade, equidade e inclusão.

Verifique como anda o quadro de diversidade e inclusão na empresa

Para tornar um local de trabalho mais inclusivo, é imperativo olhar para a equipe atual. Isso significa fazer um inventário dos conjuntos de habilidades, origens e cultura do time. Isso permitirá aos gestores identificar o que precisa ser melhorado para ser mais diversificado.

Por exemplo, se não houver muitas mulheres em cargos de liderança, uma solução seria contratar mais delas. A falta de diversidade pode levar a preconceitos. Para melhorar a diversidade, é preciso identificar as falhas da empresa nisso e buscar soluções.

Mantenha as portas da empresa abertas à diversidade e inclusão na hora de contratar

Uma das melhores estratégias de recrutamento para implementar ao construir um local de trabalho mais inclusivo é repensar como a empresa procura candidatos. Muitas vezes, os atributos que os recrutadores colocam são muito limitantes.

Isso pode significar, por exemplo, que pessoas com deficiência são excluídas antes mesmo do processo de contratação começar. Certifique-se de eliminar quaisquer fatores de triagem que não sejam completamente necessários ao trabalho, para evitar a exclusão acidental.

Trate os colaboradores com equidade

Quando todos os funcionários recebem o mesmo respeito dos líderes, relacionamentos mais fortes e significativos têm espaço para crescer. Sem relacionamentos profissionais genuínos e de confiança, a empresa corre o risco de criar uma marca negativa.

Os colaboradores atuais procuram melhores oportunidades, enquanto os candidatos em potencial ouvem críticas negativas. Tanto a igualdade quanto o tratamento justo resultam em funcionários mais felizes, engajados e produtivos, que têm orgulho da empresa.

Tenha empatia e respeito no trato com os colaboradores

A empatia está ligada a um ambiente de trabalho positivo e a importantes habilidades de liderança. Ela pode melhorar a cultura da empresa. Existem diversas maneiras de mostrar empatia no trabalho. Envolver os colaboradores na tomada de decisões é um exemplo.

Reconhecer as perspectivas dos funcionários, estar atento aos sinais de esgotamento e apoiar os interesses dos profissionais também são sinais de empatia. Mostrar tudo isso no ambiente profissional também melhora a satisfação dos funcionários com seu trabalho.

Promova uma cultura organizacional que combata o preconceito

Criar um ambiente de trabalho livre de discriminação não é uma tarefa fácil. É importante que a empresa se esforce para eliminar o máximo possível áreas nebulosas. Educar e treinar todos os funcionários sobre o que constitui discriminação é um passo importante.

A organização deve ainda treinar supervisores e gerentes sobre como responder de modo adequado à discriminação no local de trabalho. Também precisa desenvolver uma política rigorosa que não permita a discriminação e revisar regularmente essas políticas.

Aplique dinâmicas integrativas que fortaleçam o sentimento de equipe

Especialistas descobriram que os profissionais reagem de forma mais favorável ao treinamento de diversidade quando são utilizados vários métodos de instrução. Isso pode significar a inclusão de palestras, discussões e exercícios para equipes, por exemplo.

Os empregadores devem variar a forma como apresentam o treinamento, adotando uma abordagem mista ou híbrida. Independentemente da abordagem, o objetivo deve ser sempre envolver os participantes o máximo possível para deixá-los mais motivados.

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Quais são os benefícios da promoção da diversidade e inclusão na empresa?

Existem muitos bons motivos pelos quais as empresas devem treinar suas forças de trabalho e líderes para serem mais inclusivos. Os benefícios da diversidade e inclusão no local de trabalho são muitos. Vamos ver alguns dos principais.

Aumento do engajamento da equipe

Quando os funcionários se sentem incluídos, eles ficam mais engajados. Funcionários altamente engajados vão além para a organização. Esse maior engajamento tem um efeito cascata na lucratividade, no moral da equipe e na retenção.

As pessoas que trabalham em locais de trabalho inclusivos também tendem a ter melhor saúde física e mental e a tirar menos licenças por problemas de saúde. Além disso, ao criar um ambiente inclusivo, a empresa amplia a confiança entre funcionários e a liderança.

Promoção da imagem pública da empresa

Empresas diversificadas e inclusivas fazem com que seus funcionários se sintam acolhidos e felizes. Também ajudam a sociedade a funcionar de forma mais eficaz e justa. Essa abordagem melhora a reputação da organização com clientes, investidores e funcionários.

As empresas que fazem um esforço conjunto para defender a diversidade e a inclusão são vistas como socialmente mais responsáveis ​​e humanas. Isso traz uma série de benefícios, como melhores oportunidades de recrutamento, desempenho e crescimento dos negócios.

Promoção do endomarketing e employer branding

As empresas que incentivam a diversidade e a inclusão têm uma chance muito maior de atrair e contratar candidatos de alta qualidade. Esses indivíduos talentosos são mais propensos a se adequar aos empregos disponíveis e a cultura da empresa.

Os candidatos a emprego pesquisam potenciais empregadores para encontrar aqueles que serão os mais adequados. A marca empregadora fica mais forte. A diversidade está no topo da lista de características desejáveis ​​dos candidatos ao procurar um novo emprego.

Melhora do clima organizacional

Quando as pessoas sentem que seu local de trabalho é o lugar a que pertencem, elas podem se concentrar em fazer a diferença. Ou seja, o clima organizacional fica melhor. O sentimento de pertencimento no local de trabalho aumenta o desempenho no trabalho.

Equipes diversificadas resolvem problemas complexos mais rapidamente, com maior engajamento dos funcionários e maior inovação. Ao reunir pessoas com diferentes formas de pensar, as organizações podem fomentar um ambiente mais inovador e colaborativo.

Consequente aumento da produtividade

Funcionários que sentem que estão sendo tratados com respeito trabalham mais para a empresa. Isso já não ocorre com aqueles que não sentem que seus esforços estão sendo levados a sério. O resultado é um aumento da produtividade em organizações inclusivas.

A diversidade cultural é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a construir uma empresa saudável e bem-sucedida. Diversos estudos indicam que as organizações que possuem uma força de trabalho diversificada e maior inovação geram mais receita.

Como ter no RH profissionais específicos para lidar com questões relacionadas à diversidade e inclusão?

Uma das áreas de maior responsabilidade do setor de RH tem sido promover a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nos locais de trabalho. Com isso, os profissionais da área precisam estar cada vez mais preparados para atender a esse propósito.

Também precisam adotar uma mentalidade realmente voltada para o tema em toda a sua complexidade. Estudos mostram que a diversidade e a inclusão estão se tornando cada vez mais importante para funcionários atuais e potenciais.

Elas não são apenas coisas boas para se ter, mas pontos críticos para que as organizações possam atrair e reter talentos. Para os profissionais de RH, aprender a promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho é a chave para uma carreira de sucesso.

Diante disso, investir em treinamentos especializados voltados para essa temática é um diferencial importante para o setor de RH. O papel fundamental dos profissionais de RH é a gestão e a liderança que criam e fortalecem uma cultura diversificada. 

Uma que seja respeitosa e inclusiva e dê a cada funcionário a oportunidade de aprender, crescer e contribuir para a empresa. A promoção da diversidade e inclusão no local de trabalho é um processo de várias etapas e requer um RH preparado e interessado.

Envolve a adesão de pessoas da alta administração e aqueles que trabalham na linha de frente da empresa. Para ter êxito, as equipes de RH devem monitorar a diversidade. Elas desempenham um papel crítico na criação e promoção da diversidade nas organizações.

Todos os aspectos dos recursos humanos que influenciam a diversidade devem ser examinados. Desde o recrutamento até pacotes de remuneração, mobilidade profissional e benefícios de bem-estar financeiro. Um RH também diverso tem mais chances de sucesso.

O RH deve se esforçar para aprimorar os processos objetivos de tomada de decisão. Precisa ainda encontrar maneiras inovadoras de reduzir o preconceito no local de trabalho. Por fim, deve estabelecer locais de trabalho inclusivos que ofereçam oportunidades a todos.

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Conclusão

A maioria das empresas está em processo de se tornar mais diversificada e inclusiva. Cada um segue um caminho diferente, e ninguém alcança seus objetivos no curto prazo. Os funcionários devem ser celebrados por sua singularidade e não marginalizados.

O compromisso envolve desenvolver estratégias que apoiem os requisitos dos funcionários em cada etapa de sua jornada profissional. O monitoramento também inclui questionar as práticas que prejudicam os valores que não tratam os funcionários de maneira justa.

Fornecer à força de trabalho ferramentas, regras e habilidades para melhorar a diversidade e a inclusão é fundamental para alcançar a inclusão. A implementação de tais práticas promoverá um ambiente de trabalho valorizado, igualitário e mais produtivo.

Isso beneficia funcionários e a empresa como um todo. Cada organização é única e requer uma abordagem personalizada para cultivar uma mentalidade inclusiva. Este objetivo exige esforço consciente e robusto, e é um processo de aprendizagem que certamente irá evoluir.

A administração deve adotar metas e políticas. Sua organização precisará adaptá-los periodicamente para atender às necessidades de mudança da força de trabalho atual e potencial. O RH pode encorajar e apoiar a inclusão ao combater preconceitos.

Os líderes de RH têm a responsabilidade de promover maior diversidade e inclusão, mas não é apenas sua responsabilidade. Isso precisa envolver toda a equipe de liderança sênior. Não há uma fórmula mágica para aumentar a diversidade e a inclusão da noite para o dia.

Porém, há muitas coisas simples e práticas que as empresas podem fazer para começar a fazer uma mudança radical. Com mais envolvimento dos funcionários, maior produtividade e resultados financeiros mais fortes, são muitos os motivos para iniciar esse movimento.

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