Visão holística nas organizações: Entenda a sua importância

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O que você entende por visão holística nas empresas? Muita gente associa a palavra holística à medicina alternativa, uma vez que por muitos anos o termo foi muito utilizado na área. Porém, ao deixar de lado qualquer noção preconcebida e recorrer ao dicionário, verifica-se que a definição para holístico é algo relacionado a “sistemas completos”.

Criado por Jan Christiaan Smuts, o termo Holismo é a ideia de que vários sistemas (por exemplo, físico, biológico, social) devem ser vistos como um todo, não meramente como uma coleção de partes.

Ter uma abordagem holística significa olhar para algo como uma entidade totalmente interconectada; entender o quadro maior e não apenas pensar fora da caixa, mas remover a caixa completamente. Em outras palavras, em vez de dividir um negócio em partes ou departamentos e observar cada um deles separadamente, é feita uma análise para compreender como o negócio funciona como um todo.

Por exemplo, um líder pode desenvolver uma visão holística de alto nível dos negócios observando como cada departamento trabalha em conjunto para permitir que a organização funcione. Às vezes é útil pensar em termos de fluxo de trabalho de um projeto. Onde é concebida a ideia do projeto? Quais departamentos colocam sua marca no projeto e quando? Isso fornece uma imagem essencial de como cada parte do negócio se conecta.

O líder pode até descobrir que um departamento da organização rotineiramente desempenha um papel muito menor nos projetos do que outros. Cabe à liderança decidir se esse papel é vital ou irrelevante. Isso ajuda ou atrapalha o processo geral? Adotar uma abordagem holística para os negócios ajuda a organização a manter o foco no que realmente importa: determinar o que está funcionando e o que não está.

No dia a dia, cada vez mais é necessário observar a empresa como um todo. Em toda estratégia de negócios é essencial ter bem definidos os movimentos a serem feitos tanto nas redes sociais, como com produtos ou serviços e público-alvo. Para toda empresa, é fundamental ter estratégias e atividades que considerem o todo.

Quais benefícios uma abordagem holística oferece? 

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Há muitos benefícios para as organizações que usam abordagens holísticas. Isso permite que elas vejam quais áreas estão falhando ou são mais fracas em comparação com outras. Por exemplo, ao olhar para dois departamentos individualmente, pode parecer que ambos estão falhando ou ficando para trás.

No entanto, quando analisado como um todo, pode parecer que apenas um departamento está realmente ficando para trás, o que, por sua vez, está afetando a outra área. Mesmo que a abordagem olhe para a organização como um todo, isso não significa necessariamente que as empresas fundem departamentos, significa simplesmente que eles alinham uma organização para ver e analisar o objetivo geral dela.

Essa abordagem dá igual importância e um objetivo geral compartilhado a todos os departamentos e, portanto, pode garantir que uma organização esteja operando com todo o seu potencial. Uma abordagem holística da estratégia de negócios aproveita o poder de saber exatamente quem está fazendo o quê, por que está fazendo e como o resultado esperado afetará toda a organização.

Qual a importância de uma visão holística? 

Adotar uma abordagem holística para a solução de problemas e estratégia de negócios ajuda a liderança a manter uma perspectiva de “quadro geral” em todos os momentos. O líder não está muito preocupado com o desempenho do departamento de design apenas por causa do departamento de design. Em vez disso, você quer saber como o trabalho deles afeta a organização como um todo.

É por isso que os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs, na sigla em inglês) devem ser aplicáveis ​​a toda a organização. Melhor ainda, qualquer indicador focado especificamente em um determinado departamento deve ser rastreado para mostrar o impacto em um indicador-chave em toda a organização.

Rentabilidade e retorno sobre o investimento representam exemplos de indicadores em toda a organização. Geração de leads e exibições de página representam indicadores específicos de um departamento. Como os cliques na página da web de geração de leads afetam a lucratividade geral da organização? O dono de uma pequena empresa que adota uma abordagem holística da estratégia de negócios se concentrará nessas questões.

A visão holística também permite focar nos pontos fortes e fracos da organização, algo que pode ser feito com ferramentas como a análise SWOT. Nenhuma estratégia de negócios estaria completa sem um plano estratégico que analisasse isso. Porém, não se deve cometer o erro de focar em cada departamento para análises separadas e esquecer de fazer uma para a organização como um todo.

Como implantar uma visão holística? 

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Embora o conceito de construir um negócio holístico possa parecer bom no papel, como a liderança pode realmente implementar isso? Segundo especialistas, tudo começa com o DNA da organização e deve ser profundamente integrado. Alguns passos sugeridos:

Realize pesquisas 

A pesquisa pode ajudar a liderança a decidir a maneira mais eficiente de implementar um estilo de negócios holístico. A forma como a organização conecta suas equipes pode depender de quantos colaboradores tem e de cada área.

Um líder pode ainda usar a pesquisa para aprender técnicas de resolução de problemas e processos de comunicação úteis para a prática de princípios holísticos.

Também pode ajudar a revisar estudos de caso sobre empresas que usaram com sucesso esse estilo de negócios, o que pode ajudá-lo a se preparar para desafios e dar ideias sobre como estruturar seus próprios planos.

Reúna todas as equipes 

Reuniões frequentes, incluindo todos os funcionários, podem ajudar a envolver e conectar todos na organização. Considere realizar exercícios de formação de equipe durante as reuniões que reforcem as conexões entre funcionários de diferentes departamentos. O líder pode conduzir discussões abertas sobre metas de curto e longo prazo e a melhor forma de alcançá-las.

Simplifique a missão 

Todos na organização, independentemente de sua função, devem entender e ser capazes de articular para onde a empresa está indo e a importância de sua função em ajudar o navio a chegar ao seu destino. Isso também ajuda a simplificar processos e procedimentos.

Alimente a inovação e a criatividade 

A liderança deve permitir uma abordagem estratégica de “portas abertas”. Esta não é uma abordagem de cima para baixo, mas uma maneira de nutrir os indivíduos. Uma abordagem de cima para baixo impulsiona a empresa por meio de uma obrigação de servidão versus um compromisso empoderado desenvolvido a partir de ideias inovadoras e criativas. O último deve ser cultivado.

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