Soft skills e hard skills: você sabe qual a diferença?

Tempo de leitura estimado:
9 minutos
visualizações

Responda rápido: o que é mais importante no ambiente de trabalho, hard skills ou soft skills? Na verdade, trata-se de uma pergunta que induz ao erro. Nos dias atuais, para ter sucesso em qualquer função, é necessário que o profissional tenha uma combinação de hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais ou sociais) relevantes.

Mas qual é a diferença entre hard skills e soft skills, como desenvolvê-las e como esse conhecimento melhora as chances de alguém conseguir um bom emprego? Todo trabalho requer um certo conjunto de hard skills e soft skills. Cada pessoa tem seu próprio conjunto único de habilidades. Quando se trata de encontrar o emprego certo para uma determinada pessoa, cada vez mais ela precisa combinar habilidades adquiridas com as habilidades exigidas de uma posição.

O que distingue hard skills de soft skills?

Simplificando, as principais diferenças entre hard e soft skills são como o profissional as obtém e como as aplica no local de trabalho. Em geral, as hard skills são obtidas por meio de experiência prática ou educação. Por outro lado, as soft skills se parecem mais com traços de personalidade que a pessoa desenvolve naturalmente ao longo da vida.

Por exemplo, digitar é uma habilidade técnica. Ninguém nasce com o instinto de digitar um texto. Em vez disso, trata-se de algo que deve ser aprendido ao longo do tempo, em geral por meio de algum tipo de escolarização, educação ou com a experiência, digitando no dia a dia profissional, por exemplo. No mercado de trabalho é fundamental ter conhecimentos técnicos, claro.

Já as soft skills são habilidades interpessoais e não técnicas. Por exemplo, uma soft skill seria o gerenciamento de tempo ou a construção de relacionamentos. As soft skills são tipicamente algo em que uma pessoa se sente naturalmente bom, sem ter que aprender por meio de educação ou treinamento prático.

No entanto, você ainda pode melhorar suas soft skills, assim como pode melhorar suas hard skills. Certas habilidades técnicas serão um pré-requisito para um trabalho.

Mais uma vez, observe o exemplo da digitação. Essa habilidade é muito importante se você for um assistente administrativo ou redator. No entanto, a digitação é menos importante se você for paisagista ou chef de cozinha.

Em contrapartida, certas habilidades interpessoais são necessárias para a maioria dos empregos. Veja os exemplos de gerenciamento de tempo e construção de relacionamentos. A grande maioria dos postos de trabalho exige que os funcionários administrem bem seu tempo. No entanto, nem todas as funções exigem fortes habilidades de construção de relacionamento.

Outro ponto é que as hard skills são mais fáceis de quantificar do que as soft skills, mas ambas são importantes. Quando uma pessoa entende a diferença entre hard skills e soft skills, pode determinar quais habilidades destacar em seu currículo ou em uma entrevista, por exemplo.

Qual o valor das hard skills?

Como já estamos verificando, as hard skills, ou habilidades técnicas, são aprendidas por meio da educação ou experiência prática. Essas são habilidades concretas e mensuráveis ​​que geralmente são específicas para um trabalho. Em processos seletivos, uma pessoa pode demonstrar sua proficiência em hard skills por meio de certificações relevantes, portfólios ou testes de avaliação de habilidades. Além disso, diferentes profissões exigirão diferentes critérios de especialização.

Para algumas profissões, como advogados e médicos, o profissional precisa de diplomas avançados e testes rigorosos para provar suas habilidades. Para outras áreas, como desenvolvedores da web ou redatores, você pode aprender as habilidades por conta própria ou no trabalho e pode provar suas habilidades com um portfólio de trabalho.

A pessoa deve destacar suas habilidades técnicas ao montar sua carta de apresentação e currículo. Isso permite que um recrutador veja as habilidades relevantes que o candidato adquiriu em experiências anteriores de trabalho ou educação. A área de descrição do trabalho deve ser usada como um guia ao decidir quais habilidades técnicas mostrar à organização onde se busca uma vaga.

Devem ser incluídas apenas experiências de trabalho relevantes, especialmente quaisquer empregos anteriores que permitiram ao profissional adquirir ou utilizar suas habilidades técnicas. Isso mostrará ao responsável pela contratação que o candidato corresponde ao que ele procura em um profissional.

Por exemplo, um canal de hobby no YouTube pode ser relevante para um trabalho no espaço criativo. Nesse contexto, as habilidades técnicas incluem edição de vídeo, design gráfico e análise de mídia social. No entanto, se a pessoa estiver se candidatando a um emprego em engenharia, provavelmente essa experiência não terá impacto.

soft-skills-hard-skills-xadrez

Exemplos de hard skills

Embora certas habilidades técnicas sejam absolutamente obrigatórias para muitos empregos, outras hard skills podem ser negociáveis. A pessoa não deve ter medo de se candidatar a um cargo que corresponda à sua paixão e experiência gerais, mesmo que faltem algumas habilidades técnicas. Claro, o treinamento médico é rigoroso por uma razão evidente, por exemplo. Mas nem todas as hard skills se encaixam nesse perfil.

Especialistas recomendam que o candidato aponte em um currículo suas habilidades técnicas relacionadas, sua capacidade de aprender rapidamente e sua vontade de fazer qualquer treinamento para aprender a habilidade necessária.

Por exemplo, se a pessoa já usou outros programas para edição de vídeo e design gráfico, mas não um específico, pode explicar como suas habilidades técnicas existentes o ajudarão a aprender os novos programas rapidamente. Existem muitas habilidades técnicas em uma ampla gama de profissões. Aqui estão alguns exemplos delas:

  • Idiomas estrangeiros
  • Softwares, como Adobe Creative Suite, por exemplo
  • Certificações ou licenças relacionadas à saúde
  • Linguagens de programação (JavaScript, etc.)
  • Desenvolvimento de sites
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Redação
  • Edição de texto
  • Orçamento
  • SEO marketing
  • Análise estatística
  • Design de interface do usuário
  • Revisão

A lista acima contém apenas alguns exemplos de hard skills, pois há uma grande variedade de habilidades que pertencem a todas as diferentes indústrias e funções de trabalho. No entanto, esta relação permite ter uma ideia de como reconhecer a diferença entre hard skills e soft skills.

Qual a importância das soft skills?

As soft skills, ou habilidades interpessoais, são características e habilidades que um indivíduo desenvolve ao longo de toda a sua vida. Soft skills falam sobre como e por que a pessoa está motivada para fazer certas coisas. São traços que falam diretamente com a sua personalidade. Essas habilidades interpessoais são difíceis de definir ou medir, mas ainda assim são valiosas no local de trabalho.

Ao escolher quais soft skills incluir na carta de apresentação e currículo, a pessoa deve olhar para a descrição do trabalho. Embora algumas habilidades interpessoais sejam listadas na seção habilidades ou qualificações, o candidato pode encontrar outras ao longo de toda a descrição do trabalho. A pessoa deve procurar quaisquer requisitos relacionados ao que a motiva ou como ela trabalha com os outros.

soft-skills-hard-skills-ceramica

Exemplos de soft skills

Também há incontáveis habilidades interpessoais. Veja alguns exemplos de soft skills:

  • Comunicação
  • Pensamento crítico
  • Adaptabilidade
  • Criatividade
  • Solução de problemas
  • Organização
  • Vontade de aprender
  • Liderança
  • Confiabilidade
  • Ética de trabalho
  • Trabalho em equipe
  • Gerenciamento de tempo
  • Tomada de decisão
  • Inteligência emocional

Embora esta lista de exemplos não cubra todas as habilidades interpessoais que alguém possa ter, é um ponto de partida sólido ao considerar o que uma pessoa pode colocar em seu currículo ou discutir em uma entrevista. E esta lista contém o conjunto mais desejável de soft skills dos empregadores hoje.

Como desenvolver hard skills?

Reservar um tempo para aprender uma nova habilidade técnica pode ajudar a pessoa a se destacar de outros candidatos a emprego. Aqui estão apenas algumas maneiras de desenvolver habilidades técnicas:

  • Inscreva-se para aulas de educação continuada.
  • Siga tutoriais no YouTube.
  • Participe de um workshop.
  • Aplique a nova habilidade a um projeto pessoal, aprendendo por tentativa e erro.

Se você está empregado atualmente, procure oportunidades de aprendizado em seu local de trabalho. Mesmo se estiver procurando ativamente por um novo emprego, você pode aproveitar as aulas, webinars e workshops oferecidos pelo seu empregador atual.

Como desenvolver soft skills?

Melhorar as soft skills não é algo tão simples, mas o profissional também pode fazê-lo. Primeiro, é preciso saber quais soft skills que o indivíduo deseja desenvolver. Para isso, a recomendação é que ele faça uma autoavaliação honesta. A pessoa também pode pedir feedback de seu chefe, colegas, familiares e amigos.

Por exemplo, se a pessoa costuma se atrasar para o trabalho ou tende a perder prazos, talvez seja necessário desenvolver o gerenciamento de tempo. Se estiver interessado em uma promoção, talvez precise desenvolver habilidades de liderança.

Depois de saber quais soft skills a pessoa deseja desenvolver, é hora de começar a trabalhar nelas. Algumas soft skills podem ser desenvolvidas por meio de aprendizado. Mas todas as soft skills podem ser aprimoradas com a prática.

Para desenvolver o gerenciamento de tempo, a pessoa pode primeiro assistir a um webinar sobre produtividade e, em seguida, aplicar cada dica. Para desenvolver habilidades de liderança, ela pode liderar um novo projeto no trabalho ou solicitar mais responsabilidade em sua função de voluntário, por exemplo.

Compartilhe este conteúdo:

Artigos relacionados

Especializada em desenvolver e acompanhar seus clientes para desenvolvimento de talentos em projetos de curto e longo prazo. Com ferramentas próprias, a Human Solutions® é considerada a mais completa empresa para desenvolvimento de comportamentos, competências e inteligência emocional.

© 2024 · Human Solutions All rights reserved
Olá! Seja atendido via Whatsapp