Power skills: o que são e como o RH pode ajudar no desenvolvimento

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As hard skills e as soft skills provavelmente você conhece, mas já ouviu falar nas power skills? Habilidades como comunicação, inteligência emocional, criatividade, adaptabilidade e colaboração são cada vez mais requisitadas no ambiente profissional.

Antes chamadas de soft skills, no mundo do trabalho que foi drasticamente alterado pela pandemia, essas habilidades críticas estão começando a ter um novo nome: power skills. Pode parecer apenas uma simples mudança de termo, mas há muito mais do que isso.

A pandemia e o trabalho remoto mudaram o que torna alguém bem-sucedido profissionalmente. Quando você está trabalhando remotamente, as habilidades de comunicação e lidar com pessoas se tornam ainda mais críticas do que antes.

Além disso, as demandas humanas são bem mais complexas do que antes. É preciso um gerente emocionalmente inteligente para entender quando seus funcionários estão enfrentando barreiras que podem parecem intransponíveis para eles.

Da mesma maneira, os gestores devem ter habilidades de comunicação para ajudar os colaboradores a descobrir o que fazer a respeito. É por isso que as soft skills passaram a ser chamadas de power skills. Elas são um ativo importante no local de trabalho atual.

O que são as power skills?

Power skills (habilidades poderosas, em inglês) são um novo nome para as soft skills, as habilidades interpessoais, como comunicação e liderança. Nos ambientes de trabalho remotos e híbridos atuais algumas dessas habilidades são cada vez mais exigidas.

Habilidades relacionadas à liderança, trabalho em equipe, comunicação, produtividade e bem-estar são essenciais para o desempenho de todos os profissionais. Mas as demandas do local de trabalho mudaram muito desde o início da pandemia global em 2020.

A necessidade dessas habilidades também se alterou de maneira drástica. Agora, trabalhar num fluxo constante é algo esperado. Isso vale para se adaptar a um ambiente de trabalho remoto ou híbrido ou buscar novas maneiras de aumentar a produtividade.

Também é necessário para construir organizações mais diversificadas, equitativas e inclusivas. No entanto, esta nova realidade tem um grande impacto nos colaboradores e na sua capacidade de excelência.

Para eles, acompanhar as constantes mudanças, tanto na indústria como no local de trabalho, tem sido um enorme desafio. É por isso que renomear soft skills para power skills se mostrou necessário, segundo especialistas no mercado de trabalho.

O que é uma skill?

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, o termo skill pode ser traduzido como habilidade. Trata-se, portanto, da capacidade de usar o conhecimento de forma eficaz e prontamente na execução de uma tarefa ou desempenho de uma função.

O termo também se refere à destreza ou coordenação, especialmente na execução de tarefas físicas que foram aprendidas. Por fim, pode ser entendido como um poder aprendido de fazer algo com competência, ou seja, uma aptidão ou habilidade desenvolvida.

Hard skills x soft skills

As hard skills são habilidades técnicas que, em geral, são específicas do trabalho. Elas vêm de programas de certificação, treinamento de funcionários e experiência de trabalho. Podem ser ensinadas, medidas e testadas por meio de exames e tarefas práticas ou questionários.

As hard skills tendem a se relacionar com o negócio principal de uma organização. Alguns exemplos são habilidades de redação, habilidades de rede de computadores, operação de máquinas, análise de negócios, design e construção.

Já as soft skills são mais focadas na personalidade, em vez de serem baseadas em qualificações ou habilidades técnicas. Elas lidam mais com relacionamentos interpessoais, como resolução de conflitos, comunicação, escuta e resolução de problemas.

Historicamente percebidas como mais valiosas, as hard skills se referem a competências técnicas. Já as soft skills são mais centradas no ser humano, como liderança, comunicação, inteligência emocional, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Chamar esses atributos de soft (leves) com muita frequência desacredita sua importância, especialmente no gerenciamento da força de trabalho híbrida. Também prejudica a dificuldade em dominá-los, bem como o esforço e o tempo necessários para isso.

Por fim, o termo soft corrói o reconhecimento do investimento e dos recursos que as organizações dedicam ao ensino e treinamento em liderança. Sem soft skills, a tomada de decisão eficaz, o trabalho em equipe, a negociação e a liderança seriam deficientes.

Significado de power skills

Como vemos, basicamente, as power skills são qualquer coisa que ajude alguém a ter sucesso no dinâmico ambiente de negócios atual. Mas mudar o termo para power skills permite que os treinamentos tenham o seu real valor reconhecido.

As power skills não são apenas habilidades boas de se ter profissionalmente. Nem são menos importantes que as hard skills para ter sucesso no local de trabalho. Elas são habilidades essenciais para um ambiente de trabalho em constante mudança.

A Udemy Business, empresa voltada à educação corporativa, cunhou o termo power skills para descrever aquelas características conhecidas como soft. Isso foi feito no “Relatório de Tendências de Aprendizado no Local de Trabalho de 2022” (em inglês) da Udemy.

As power skills foram elevadas como as principais habilidades necessárias para ter sucesso em qualquer nível dentro de uma organização. Outras pesquisas e análises especializadas concordaram com as conclusões da Udemy sobre renomear as soft skills para power skills.

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Qual a importância do desenvolvimento das power skills no meio corporativo de hoje?

Embora, em geral, as hard skills possam ser ensinadas, as power skills são mais difíceis de encontrar no ambiente profissional. Muitas vezes, são características que as pessoas têm ou habilidades que foram refinadas ao longo do tempo.

Além disso, elas são habilidades difíceis de dominar. As power skills são essencialmente habilidades interpessoais. Elas nos dão a capacidade de trabalhar com eficácia, gerenciar e liderar outras pessoas, mesmo em circunstâncias ambíguas.

Tendo em conta os obstáculos que os últimos anos colocaram a todos, a capacidade de gerir o lado humano do trabalho é essencial. Gerenciar o lado humano do trabalho pode ser a construção de uma cultura e força de trabalho inclusiva e diversificada.

Pode estar liderando a transição de recursos humanos para operações de pessoal. Pode até ser tão simples quanto gerenciar pessoas de maneira eficaz em um mundo de trabalho remoto. E essa mudança está sendo amplamente reconhecida.

O relatório “Modern Skills for 2022” da Questionmark, uma plataforma online de avaliação, definiu como power skills habilidades como criatividade, adaptabilidade e pensamento crítico. Elas estão entre as 10 habilidades mais procuradas para o local de trabalho.

Mas por que chamá-las de “habilidades de poder”? Segundo a Udemy Business, os líderes de RH concordam que essas habilidades são o que dão poder aos profissionais no trabalho. Poder para colaborar, comunicar e, efetivamente, poder para liderar.

Para desenvolver treinamento para empresas, os especialistas acreditam que essas habilidades devem ser lembradas a fim de que seja construído um programa mais robusto. Essas são competências essenciais que todos os funcionários precisam desenvolver.

Isso vale para uma função financeira, técnica, administrativa, de vendas ou de marketing. Por isso não faz sentido chamá-las de soft skills (habilidades suaves), como se elas representassem um conjunto menos importante de habilidades no local de trabalho.

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Quais são as power skills? Exemplos

Algumas habilidades de eficácia pessoal são consideradas críticas para o crescimento profissional atualmente. Muitos especialistas apontam sete power skills por sua relevância para a agilidade de gestão, adaptabilidade à mudança e o crescimento dos negócios.

Quando tomadas em conjunto e dominadas, essas habilidades podem dar ao profissional algumas capacidade valiosas. Entre elas, destaque para pensar criticamente, trabalhar de forma eficaz com equipes e expandir a responsabilidade por pessoas e processos.

Colaboração

Colaboração significa trabalhar com outras pessoas para atingir um objetivo comum e fortalecer a coesão e a eficácia geral da equipe. Isso é feito por meio do envolvimento total dos integrantes da equipe, usando pontos fortes e habilidades individuais.

Isso facilita as contribuições e elimina o viés em relação às perspectivas pessoais. Quando é realmente eficaz, a colaboração resulta em entendimento e acordo compartilhados que suportam a responsabilidade de padrões compartilhados.

Tomada de decisão

A tomada de decisão é vital para o pensamento crítico e decorre da resolução de problemas e do julgamento. É o processo que resulta na escolha entre várias ações possíveis. Uma tomada de decisão eficaz pode ser atrasada ou impedida por uma série de fatores.

Isso inclui muita ou pouca informação, muitas pessoas e interesses benéficos e excesso ou falta de comprometimento com uma decisão. Tomadores de decisão eficazes conseguem identificar as opções disponíveis, avaliá-las objetivamente e escolher adequadamente.

Autogestão

A autogestão inclui uma variedade de fatores, habilidades e técnicas consideradas e usadas na busca de objetivos. Atividades como desenvolvimento e aprendizado pessoal, reflexão pessoal, definição de metas e autoavaliação contribuem para habilidades de autogestão.

Um treinamento em autogestão fornece aos profissionais habilidades para avaliar suas atitudes relevantes ao trabalhar em um contexto profissional. Isso inclui assumir a responsabilidade por suas ações e superar obstáculos com ética para atingir objetivos.

Comunicação

Em geral, a comunicação eficaz envolve a busca de um resultado específico. Pode ser apresentar novas informações, obter um acordo, fornecer orientação, mudar a atitude ou agir, entre outras ações. Uma comunicação falha cria trabalho adicional e confusão.

Independentemente do meio, o remetente da comunicação tem a responsabilidade de garantir que a mensagem seja compreendida pelos destinatários. Às vezes, a cultura do ambiente de trabalho nos impede de sermos focados e diretos nas comunicações.

Resolução de problemas

Todo mundo encontra problemas diariamente que exigem soluções. A capacidade de

resolver problemas de forma eficaz e eficiente é uma habilidade pessoal e profissional

valiosa. É possível desenvolver habilidades eficazes de resolução de problemas.

Isso permite que os profissionais reconheçam os problemas quando eles ocorrem. Também possibilita que conduzam análises dos problemas e avaliem a gravidade deles. Por fim, garante a análise de várias soluções possíveis para aumentar a eficiência e a produtividade.

Esclarecimento de valores

O esclarecimento de valores é essencial para uma tomada de decisão, colaboração e autogestão eficazes. Em geral, os valores são definidos como prioridades éticas e padrões morais que guiam nossas ações. É importante identificar e focar nossos valores pessoais.

Isso permite que os indivíduos possam alcançar maior autoconsciência, níveis mais altos de integridade pessoal e maior credibilidade. Um treinamento nessa área ajuda os profissionais a avaliar seus valores pessoais quanto à complexidade, múltiplas camadas e interrelações.

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Como fomentar o desenvolvimento das power skills dentro da empresa?

Pontos como comunicação, resolução de conflitos e solução de problemas sustentam quase todas as faces das operações de negócios. Em toda a organização, as power skills são cruciais para conquistar novos clientes e construir uma dinâmica de equipe mais forte.

Há uma série de opções para fornecer treinamento de power skills para uma força de trabalho. A organização pode dedicar cursos inteiros a essas habilidades ou pode adicionar seções relevantes de power skills ao conteúdo dos treinamentos já existentes.

Papel do RH auxiliando o desenvolvimento das power skills dos colaboradores

Quando a organização contrata alguém, sabe que, embora o profissional tenha alguma experiência na função, ele precisa ser treinado em outras áreas, como power skills, por exemplo. O RH organiza programas de treinamento e determina o método mais apropriado.

Isso é feito para introduzir o treinamento com base nas necessidades dos colaboradores. O RH pode ajudar os funcionários a acessar o treinamento para melhorar suas habilidades interpessoais ou aproveitar as oportunidades para ganhar experiência adicional.

Cursos que incentivem o desenvolvimento das power skills

É possível encontrar todos os tipos de cursos online que ajudarão um profissional a melhorar habilidades específicas, o que inclui as power skills. Estes cursos irão variar amplamente em qualidade, por isso é importante buscar fontes respeitáveis.

Isso significa universidades estabelecidas e seus programas de extensão ou educação continuada. Outra possibilidade é treinar a equipe remotamente. Eles podem melhorar suas power skills enquanto treinam em casa ou em outros lugares em qualquer dispositivo.

Treinamentos que ajudem no aprimoramento das power skills

Desenvolver as power skills por meio de treinamentos é definitivamente importante, mas apenas parte da equação de aprendizagem. Os colaboradores devem ser capazes de aplicar essas habilidades dentro do contexto de seu trabalho.

O processo de reforço constante por meio de referência rápida, como o microlearning no fluxo de trabalho, transforma power skills em capacidades reais. Isso permite que os funcionários desempenhem suas atividades em seu mais alto nível.

Cultura organizacional que leve em conta a ideia das power skills

A organização pode criar uma cultura de orientação para power skills. Isso não significa desenvolver programas formais de orientação individual. Trata-se de incutir na cultura, para que todos tenham uma mentalidade de orientação para ajudar uns aos outros a crescer.

Desenvolva um ambiente e ferramentas para ajudar as pessoas a compartilhar seus conhecimentos com os outros. Dar um passo atrás para entender quais power skills são valorizadas na organização e como elas devem ser abordadas culturalmente é fundamental.

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Incentivo ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores

As pessoas operam naturalmente com base em incentivos, ou seja, elas fazem o que as recompensa. Para encorajar alguém a não apenas começar sua jornada de aprendizado em power skills, mas também continuar com ela, recompensas e incentivos são essenciais.

Uma ideia é criar mecanismos de reconhecimento. Assim como a progressão de faixas das artes marciais, as empresas podem criar distintivos que mostrem que um colaborador está se tornando um especialista. Isso incentiva os funcionários a investir mais em habilidades.

Lifelong learning: as power skills requerem um processo contínuo de aprendizado e evolução

As power skills são muito importantes no ambiente de trabalho, pois são fundamentais no desenvolvimento de todos os colaboradores. Por isso, o treinamento deve ser contínuo. Os gerentes podem incorporar sessões curtas de treinamento durante as reuniões de grupo.

Para fazer isso, eles podem, por exemplo, iniciar uma reunião discutindo uma habilidade interpessoal específica com o grupo. O objetivo dessa iniciativa é fazer com que os funcionários possam aprender algo novo e desenvolver essas habilidades.

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Conclusão

Em sua essência, o termo power skill é uma nova marca de soft skills. Mas a mudança que essa renomeação fornece é algo importante. Quando comparadas com as hard skills, as soft skills têm sido vistas como um conjunto de habilidades secundárias e menos críticas.

As soft skills sempre foram importantes, mas só agora toda a extensão disso é percebido, graças à pandemia. À medida que mais atividades de trabalho são automatizadas, as soft skills, que não podem ser replicadas por máquinas, se tornam mais importantes.

Como resultado, habilidades como empatia, inteligência emocional, atenção plena e resiliência se tornaram fatores cruciais de sucesso. Isso também vale para otimismo, adaptabilidade, integridade, automotivação, coragem, entre outras capacidades.

As power skills, então, são tanto um rótulo quanto um reconhecimento da importância e do poder do que tradicionalmente tem sido chamado de soft skill. Não há uma lista rígida e rápida do que exatamente é e não é uma power skill.

Mas é fácil separar power skills de hard skills. A inteligência emocional é uma power skill, enquanto a codificação é uma hard skill. A familiaridade com planilhas e tabelas dinâmicas são hard skills, enquanto a adaptabilidade é uma power skill.

Embora não haja uma lista conclusiva, em geral, as power skills incluem algumas capacidades. É o caso da inteligência emocional, colaboração, comunicação, adaptabilidade, criatividade, pensamento crítico, gerenciamento de tempo e empatia.

Apesar de não serem chamadas por esse nome, as power skills sempre foram uma parte importante do local de trabalho. Sua importância só se tornou mais urgente à medida que a força de trabalho global navega pelas mudanças dos últimos anos.

Permitir que as equipes desenvolvam power skills é a chave para construir um negócio ágil e uma forte cultura empresarial. Após anos de pandemia, as power skills estavam no top 10 das habilidades mais solicitadas que os funcionários precisam para o sucesso no trabalho.

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