Treinamento: Por que sua aplicação e desenvolvimento são importantes?

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Se considerarmos que os colaboradores são o maior patrimônio de uma organização, investir no treinamento e desenvolvimento deles é fundamental para garantir o crescimento sustentável e o sucesso de um negócio no dia a dia, seja qual for a área.  

Tal condição ganha até mais importância quando levamos em conta os longos processos que as organizações conduzem para selecionar e recrutar profissionais qualificados.   

No entanto, por vezes, todo o empenho das organizações para buscar o desenvolvimento dos funcionários termina logo após eles serem contratados pelo setor de recursos humanos, o que pode ser encarado como um erro estratégico.   

Antes de falar da relevância do tema, porém, precisamos compreender o conceito por completo. O que significa treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações?  

Podemos entender as iniciativas de treinamento e desenvolvimento como atividades educacionais dentro de uma organização que são projetadas para melhorar o desempenho no trabalho de um indivíduoou grupo.   

De maneira geral, programas como esses envolvem o avanço do conhecimento e os conjuntos de habilidades de um funcionário e transmitem maior motivação para melhorar a performance no trabalho.  

Os programas de treinamento podem ser criados de forma independente ou com um sistema de administração de aprendizagem, com o objetivo de desenvolvimento de longo prazodos colaboradores.   

As práticas comuns de treinamento incluem orientações, palestras em sala de aula, estudos de caso, dramatização, simulações, além de treinamentos baseados em computador, incluindo o e-learning.  

uais os benefícios do treinamento e desenvolvimento?  

As organizações mais bem-sucedidas entendem que é mais benéfico e econômico desenvolver os colaboradores em seu quadro em vez de buscar novos talentos. Além disso, os objetivos do treinamento e desenvolvimento permitem aprimorar a gestão de pessoas, garantir um clima organizacional mais saudável e obter melhores resultados na organização como um todo.  

Treinar pessoas é necessário em um mundo em constante mudança e será cada vez mais, pois os colaboradores precisam estar com as habilidades em dia para os novos desafios. Os principais benefícios dos programas de treinamento e desenvolvimento e educação corporativa incluem:  

  • Maior retenção e satisfação no trabalho: funcionários bem treinados ganhamconfiança em suas habilidades,levando a uma maior satisfação no trabalho, redução do absenteísmo e retenção geral de funcionários.  
  • Aumento da produtividade: quando os funcionários se mantêm atualizados com os novos procedimentos e tecnologias, eles podem aumentar sua produção geral.  
  • Treino de futuros líderes: as organizações devem ter um sólido pipeline de líderes potenciais bem treinados e inovadores para crescer e se adaptar ao longo do tempo.  
  • Menor microgerenciamento: se o funcionário se sente capacitado para realizar uma tarefa, em geral, ele exige menos supervisão e trabalha com mais independência.  
  • Atração de profissionais mais qualificados: os melhores candidatos são atraídos para organizações com um plano de carreira identificável com base em treinamento e desenvolvimento consistentes.  
  • Maior consistência: o treinamento bem organizado garante que as tarefas sejam executadas de maneira uniforme, resultando em um controle de qualidade rígido no qual os usuários finais podem confiar.  
  • Melhoria nas relações: treinamento e desenvolvimento ajudam a criar um senso de trabalho em equipe e colaboração.  
  • Reforço na segurança: o treinamento e o desenvolvimento contínuos ajudam a garantir que os funcionários tenham o conhecimento e as habilidades para realizar uma tarefa com segurança.  
  • Capacidade de treinamento cruzado: fornecer treinamento consistente cria uma equipe geral bem informada, onde os funcionários podem ajudar a treinar ou auxiliar uns aos outros conforme necessário.  
  • Mais inovação: funcionários treinados de forma consistente podem ajudar a desenvolver novas estratégias e produtos, contribuindo para o resultado final e o sucesso contínuo da empresa.  

Quais são os tipos de treinamento e desenvolvimento?  

Abaixo estão os tipos básicos de iniciativas de treinamento e desenvolvimento que uma organização pode proporcionar aos seus colaboradores.  

  • Integração. A integração faz parte do treinamento de novos funcionários. A diferença é que nela há uma série de lições contínuas ou sessões de aprendizado para ajudar um novo colaborador a adquirir as habilidades de que precisa.  
  • Treinamento técnico. Como o nome indica, o treinamento técnico é para trabalhos que exigem habilidades técnicas, como análise de dados, programação, etc.  
  • Treinamento de soft skills. Mais na área de desenvolvimento de funcionários, o treinamento de soft skills ajuda sua força de trabalho a aprimorar atributos pessoais como comunicação, liderança e inteligência emocional.  
  • Treinamento de produtos e serviços. Usado para fornecer aos funcionários o conhecimento adequado sobre os produtos, serviços ou recursos mais recentes que sua empresa oferece, para que eles possam fornecer o suporte certo aos clientes.  
  • Treinamento de liderança. Em geral, os melhores funcionários são promovidos a cargos de gerência e, quando isso acontece,precisam ser treinados em habilidadescomo tomada de decisão, resolução de conflitos e gerenciamento de projetos.  
  • Treinamento de atendimento ao cliente. Ajuda os funcionários a aprender as habilidades e conhecimentos adequados para garantir que eles possam fornecer uma experiência aos seus clientes com excelência.  
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Exemplos de métodos de treinamento e desenvolvimento  

Um programa de treinamento e desenvolvimento envolvente integra vários métodos de instrução.     Alguns aspectos podem ser ministrados como palestra, mas sempre há um benefício adicional em envolver os participantes.  

Permitir que os participantes se envolvam em dramatizações e cenários é um método eficaz para permitir que eles demonstrem sua compreensão do material. Combinar treinamento presencial e on-line é uma forma de garantir a continuidade dos negócios e garantir o desenvolvimento dos funcionários.  

  • Treinamento com instrutor. Esse é um método eficaz para tópicos complexos, pois permite que o professor responda a perguntas e sugira recursos de treinamento adicionais. Ao mesmo tempo, os funcionários podem receber orientação individual. Uma desvantagem é que ele pode ser caro e demorado em comparação com as opções online.   
  • E-learning. É um método popular por permitir que os funcionários avancem no ritmo deles, no dispositivo que desejarem.Há uso de vídeos online, testes e componentes gamificados para envolver os participantes e melhorar a retenção de conhecimento. Uma das vantagens é a capacidade de treinar um grande número de pessoas a um custo relativamente baixo.   
  • Simulação. A realidade virtual e os dispositivos de realidade aumentada estão disponíveis e um número crescente de organizações está adicionando essas tecnologias aos seus treinamentos. O custo para desenvolver um programa de simulação é maior na comparação com o e-learning, mas pode ser mais adequado para alguns setores.   
  • Mentoria e coaching. Enquanto o mentoring é feito com alguém da organização, o coaching é realizado com um profissional de uma empresa externa. São adequados para áreas de vendas, onde é preciso treinamento prático individual contínuo feito por alguém experiente. A abordagem pode ser demorada, mas permite ao funcionário receber atenção e responder a todas as perguntas.  
  • Treinamento cruzado. Aqui o colaborador aprende ao desempenhar funções fora de sua descrição de trabalho padrão. Por exemplo, um profissional de marketing pode receber treinamento de design gráfico; um caixa pode ser treinado no atendimento ao cliente. O funcionário se torna mais valioso e tem muito mais chances de avançar em sua carreira, enquanto a empresa constrói uma força de trabalho mais flexível.  
  • Treinamento no local de trabalho.     Esse é um método que permite que os funcionários adquiram novas habilidades, conhecimentos e competências durante o desempenho do trabalho. É uma forma de aprendizado individual, portanto, é melhor usado quando há recursos suficientes disponíveis para apoiar os funcionários durante o programa.  
  • Palestras. Permitem treinar um grande número de pessoas com um investimento relativamente pequeno. No entanto, lembre-se de que esse método pode ser um pouco menos envolvente em comparação com os outros, pois requer concentração por horas.  
  • Atividades em grupo. Workshops e grupos de discussão podem estimular o aprendizado e a formação de equipes. Eles permitem treinamento de um para muitos, em geral em um ambiente informal. É mais adequado para equipes que desejam trocar conhecimentos e resolver problemas de forma colaborativa.  
  • Interpretação de papéis. Esse método se assemelha às atividades em grupo, mas, em vez de uma discussão mais livre, concentra-se em seguir um cenário controlado. É adequado para equipes que precisam desenvolver empatia e considerar vários pontos de vista.  
  • Estudos de caso. Os estudos de caso permitem que os funcionários examinem e aprendam com situações do mundo real. Os funcionários podem ler em seu próprio tempo ou discutir estudos de caso durante o treinamento em grupo.  

Como fazer seu programa de treinamento e desenvolvimento dar certo?  

  • Defina metas de treinamento específicas com um comitê que inclua a alta administração da organização. Todos devem entender a relevânciado que é o treinamento e desenvolvimento.  
    Alinhe os objetivos de treinamento diretamente com os objetivos estratégicos e financeiros da organização. Isso pode fazer a diferença entre o treinamento bom e o ineficaz.  
  • Estabeleça um sistema de responsabilização para medir a eficácia dos formadores e funcionários em treinamento; determine se os treinadores comunicam com sucesso as informações e se cada participante do treinamento aplica com sucesso o que aprendeu para melhorar seu desempenho.  
  • Projete um cronograma de treinamento que inclua treinamento contínuo, como iniciante, intermediário e avançado, bem como treinamento de atualização. Incorpore este calendário ao calendário de feriados e outros eventos da organização.  
  • Sempre tenha um representante da alta administração em seu comitê de treinamento para garantir que o treinamento seja parte integrante dos planos de sucesso atuais e futuros da organização.  

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Conclusão  

O treinamento é uma excelente oportunidade para expandir o conhecimento das equipes. Porém, muitas organizações ainda entendem que iniciativas de desenvolvimento são onerosas. Durante os treinamentos, os colaboradores também se ausentam do trabalho.  

Com isso a conclusão de projetos podem atrasar. Contudo, o treinamento fornece à empresa e aos funcionários ganhos que fazem com que o tempo e o custo seja um valioso investimento. Por exemplo, a maior parte dos colaboradores possui alguns aspectos a melhorar em suas habilidades.  

Um programa de treinamento possibilita o fortalecimento das habilidadesque um colaborador precisa aprimorar. Além disso, cada funcionário, ao ser treinado de que precisa, está mais apto a desempenhar seu trabalho. Um treinamento pode ainda ampliar sua confiança.  

Ao estruturar um programa de treinamento e desenvolvimento, isso assegura que os colaboradores obtenham conhecimento prévio e uma experiência de consistência. Isso tudo é especificamente importante para os procedimentos e políticas básicas da organização.  

Os profissionais podem acessar treinamentos que, de outra forma, não teriam conhecido ou procurado. Os colaboradores que se sentem desafiados e valorizados por meio de possibilidades de treinamento podem se manifestar mais satisfação com seus empregos.  

Os investimentos em treinamento e desenvolvimento que uma organização faz indica aos colaboradores que eles são valorizados.Os treinamentos criam um local de trabalho que os apoia. Portanto, ao optar pelo treinamento e desenvolvimento de suas equipes, a empresa está se fortalecendo.  

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